Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19624
Tipo do documento: TCC
Título: As ilustrações de Hércules Florence como dispositivo para as artes visuais
Autor: Rodrigues, Darlen Priscila Santana
Oliveira, Tatiane Neves de
Primeiro orientador: Cabral, Valéria Fabiane Braga Ferreira
Primeiro membro da banca: Cabral, Valéria Fabiane Braga Ferreira
Santos, Noeli Batista dos
Rosa, Maria de Fátima França
Resumo: A ilustração científica produzida no século XIX é um rico material imagético para o ensino de Artes Visuais. A proposta deste trabalho de conclusão de curso consiste em apresentar a seleção de ilustrações do artista viajante Hercule Florence e questões relevantes para o ensino de Artes Visuais. As imagens foram investigadas junto ao site do Instituto Hércules Florence que salvaguarda o acervo. O objetivo geral foi realizar uma curadoria de algumas ilustrações, elaboradas pelo artista e criar caminhos didáticos-pedagógicos para o ensino e aprendizagem de Artes Visuais a partir das imagens e pigmentos naturais. Como desenvolver estratégias metodológicas com as imagens para um processo didático-pedagógico no ensino de Artes Visuais? Era nosso questionamento inicial, que a proposta da Maleta de Artes Visuais e Cores possibilitou responder a essa questão. O estudo foi realizado mediante leituras em livros e artigos científicos, sites especializados sobre o tema. As pesquisas realizadas culminaram na criação de um dispositivo como sugestões para o trabalho com imagens e extração de pigmentos naturais denominada Maleta de Artes Visuais e Cores.
Abstract: The scientific illustration produced in the XIX century is a rich image material for the teaching of Visual Arts. This end of course work proposes to present a selection of illustrations from the traveler artist Hercule Florence and relevant issues to the teaching of Visual Arts. The images were investigated on the website of the Institute Hércules Florence, which safeguards the collection. The general aim was to curate some illustrations created by the artist and to create didactic-pedagogical paths for the teaching and learning of Visual Arts based on images and natural pigments. How to develop methodological strategies with the images for a didactic-pedagogical process in Visual Arts teaching? This was our initial question, and the proposal of the Visual Arts and Colours Kit made it possible to answer this question. The research conducted culminated in the creation of support device as suggestions for working with images and extraction of natural pigments called Maleta de Artes Visuais e Cores (Visual Arts and Colors Kit).
Palavras-chave: Ilustração científica
Hércules Florence
Ensino de artes visuais
Pigmentos naturais
Abordagem triangular
Scientific illustration
Hercules Florence
Teaching of visual arts
Natural pigments
Triangular proposal
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Artes Visuais - FAV (RG)
Nome do curso: Artes Visuais (EAD)
Citação: RODRIGUES, Darlen Priscila Santana; OLIVEIRA, Tatiana Neves de. As ilustrações de Hércules Florence como dispositivo para as artes visuais. 2021. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Artes Visuais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19624
Data de publicação: 22-Mai-2021
Aparece nas coleções:FAV - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Artes Visuais - Darlen Priscila Santana Rodrigues - 2021.pdf16,93 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons