Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19625
Tipo do documento: TCC
Título: Narrativas de resiliência: uma autoetnografia colaborativa sobre as experiências de ensino em Artes Visuais durante o período da pandemia de Covid-19 no Brasil
Autor: Ospina Álvarez, Juan Sebástian
Perotto, Leonardo Luigi
Matos, William Teodoro
Primeiro orientador: Oliveira, Leandro de Bessa
Primeiro membro da banca: Oliveira, Leandro de Bessa
Santos, Noeli Batista dos
Cabral, Valéria Fabiane Braga Ferreira
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar, a partir de nossas narrativas e experiências pessoais enquanto docentes e discentes de um curso a distância, como o impacto da pandemia de Covid-19 afetou nossas formas de atuação docente, fazendo-nos desenvolver novas leituras sobre os significados do ensino a distância. Para nos aprofundarmos sobre tais questões, concentramos nossas perspectivas de pesquisa a partir de dois eixos: em nossas narrativas como fonte de produção de conhecimento sobre os acontecimentos do período e das metodologias e estratégias híbridas utilizadas como forma de dar continuidade aos processos de ensino. A partir dessas perspectivas, estabelecemos um quadro de eventos sobre as diferentes dinâmicas de ensino, verificando modos e estratégias vividos no presente momento. Por fim, elencamos como resultados a necessidade de olhar para estas experiências como uma oportunidade de aprendizado institucional e pessoal, a necessidade de legislação que regulamente processos de ensino e jornadas híbridas nos diversos níveis de ensino e aprendizagem e, por último, a importância de observar o híbrido para além da alternância entre presencialidade e ensino digital.
Abstract: El presente trabajo de conclusión de curso tiene como objetivo presentar, a partir de nuestras narrativas y experiencias personales en cuanto docentes y discentes de un curso a distancia, cómo el impacto de la pandemia producida por el Covid-19 afectó nuestras formas de actuación docente, haciéndonos desarrollar nuevas lecturas sobre los significados de la enseñanza a distancia. Para profundizar sobre tales cuestiones, concentramos nuestras perspectivas de investigación a partir de dos ejes: en nuestras narrativas como fuente de producción de conocimiento sobre lo que está ocurriendo en periodo; y de las metodologías y estrategias híbridas utilizadas como forma de dar continuidad a los procesos de formación. A partir de esas perspectivas, establecimos un cuadro de eventos sobre las diferentes dinámicas de enseñanza, verificando modos y estrategias vividos en el presente momento. Finalmente, destacamos como resultados la necesidad de mirar para estas experiencias como una oportunidad de aprendizaje institucional y personal, la necesidad de leyes que regulen procesos y jornadas híbridas en los diversos niveles de enseñanza y aprendizaje y, por último, la importancia de observar lo híbrido más allá de la alternancia entre presencialidad y digitalidad.
Palavras-chave: Autoetnografia colaborativa
Experiência docente
Metodologias híbridas
Ensino de Artes
Autoetnografia colaborativa
Experiencia docente
Metodologías híbridas
Educación artística
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Artes Visuais - FAV (RG)
Nome do curso: Artes Visuais (EAD)
Citação: OSPINA ÁLVAREZ, Juan Sebástian; PEROTTO, Leonardo Luigi; MATOS, William Teodoro. Narrativas de resiliência: uma autoetnografia colaborativa sobre as experiências de ensino em Artes Visuais durante o período da pandemia de Covid-19 no Brasil. 2021. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Artes Visuais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19625
Data de publicação: 19-Mai-2021
Aparece nas coleções:FAV - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Artes Visuais - Juan Sebástian Ospina Álvarez - 2021.pdf4,74 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons