Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19627
Tipo do documento: TCC
Título: Reflexões sobre a arte educação no Brasil a partir da narrativa do curta de animação "Arte na Praça" da Turma da Mônica
Autor: Souza, Anderson Moreira de
Silveira, Lívia Cristina Pereira
Primeiro orientador: Abdala, Lorena Pompei
Primeiro membro da banca: Abdala, Lorena Pompei
Guimarães, Leda Maria de Barros
Oliveira, Leandro Bessa
Resumo: O presente trabalho monográfico tem como objetivo analisar os reflexos da arte educação no Brasil a partir do curta de animação intitulado “Arte na Praça”, um desenho animado da Turma da Mônica e como, a partir de um contexto de indiferença e depreciação do ensino das artes nos níveis básico e fundamental ao longo das décadas, o entendimento pela população de uma forma geral daquilo que podemos chamar de arte, se tornou tendenciosamente elitista e conceitualmente pobres dadas às diretrizes que condensam a arte em uma ou outra de suas variações. Ao mesmo tempo e em contrapartida, pudemos perceber o poder de sobrevivência da arte no país e o interesse que desperta nas mais diversas camadas. “Arte na Praça” nos mostra como essa ambiguidade se traduz no nosso cotidiano e como determinados conceitos são construídos e desconstruídos dentro de metodologias difusas e equivocadas na arte educação.
Abstract: This monographic work aims to analyze the reflexes of art education in Brazil from the animation short entitled “Arte na Praça”, an animated film by Turma da Mônica and how, from a concept of indifference and depreciation of the teaching of arts at the basic and fundamental levels over the decades, the general understanding by the population of what we can call art, has become biased and conceptually poor, given the guidelines that condense art into one or another of its variations. At the same time in return, we were able to perceive the survival power of art in the country and the interest it arouses in the most diverse layers, “Arte na Praça” show us how this ambiguity translates into our daily lives and how certain concepts are constructed and deconstructed within diffuse and mistaken methodologies in art education.
Palavras-chave: Quadrinhos
Desenho animado
Arte educação
Comics
Cartoons
Art education
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Artes Visuais - FAV (RG)
Nome do curso: Artes Visuais (EAD)
Citação: SOUZA, Anderson Moreira de; SILVEIRA, Lívia Cristina Pereira. Reflexões sobre a arte educação no Brasil a partir da narrativa do curta de animação "Arte na Praça" da Turma da Mônica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Artes Visuais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19627
Data de publicação: 22-Mai-2021
Aparece nas coleções:FAV - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Artes Visuais - Anderson Moreira de Souza - 2021.pdf493,01 kBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons