Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19628
Tipo do documento: TCC
Título: Reflexões e desafios do processo de adaptação das práticas docentes de Artes Visuais no contexto da pandemia Covid-19 na cidade de Itaberaí-GO
Autor: Santana, Adalcely César
Tolêdo, Aparecida Cássia de Lima
Santos, Daniela Braga
Silva, Klayton Rodrigues
Primeiro orientador: Silva, Kellen Cristina Prado da
Primeiro membro da banca: Silva, Kellen Cristina Prado da
Abdala, Lorena Pompei
Silva, Hertha Tatiely
Costa, Lucas Batista Rodrigues da
Resumo: Após o avanço da pandemia da Covid-19 o governo decretou situação de emergência pública suspendendo as aulas presenciais em todas as escolas do estado de Goiás. Com isso, os professores buscaram estratégias como aulas on-line, ofereceram blocos de atividades impressos para os alunos sem acesso à internet, dentre outras ações, como forma de garantir a continuidade do ensino-aprendizagem sob as novas condições sanitárias. Desse modo, o trabalho tem como objetivo compreender os principais desafios enfrentados pelos professores de artes visuais do ensino fundamental II, no ensino remoto emergencial na situação de pandemia da Covid-19, na cidade de Itaberaí-GO. Para tanto, buscará conhecer a realidade dos professores da rede municipal mediante entrevista online por meio de aplicação de questionário aos professores, analisando o uso de novas ferramentas pedagógicas e a forma de participação dos alunos no ensino remoto.
Abstract: After the advance of Covi-19 pandemic, the government decreed a public emergency, suspending classroom classes in all schools in the state of Goiás. With this, teachers sought strategies such as online classes, offering printed blocks of activities for students without internet acess, among other actions, as a way to guarantee the continuity of teaching and learning under the new sanitary conditions. Thus, the work aims to understand the main challenges faced by visual arts teachers in elementary school II, in emergency remote education in the Covid-19 pandemic situation, in the city of Itaberaí-GO. Therefore, it will seek to know the reality of teachers in the municipal network through an online interview through the application of questionnaire to teachers, analyzing the yse of new pedagogical tools and the way in which students participate in remote education.
Palavras-chave: Ensino remoto
Ensino-aprendizagem de Artes
Educação na pandemia de Covid-19
Remote learning
Teaching-learning of Arts
Education in the Covid- 19 pandemic
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Artes Visuais - FAV (RG)
Nome do curso: Artes Visuais (EAD)
Citação: SANTANA, Adalcely César; TOLÊDO, Aparecida Cássia de Lima; SANTOS, Daniela Braga; SILVA, Klayton Rodrigues. Reflexões e desafios do processo de adaptação das práticas docentes de Artes Visuais no contexto da pandemia Covid-19 na cidade de Itaberaí-GO. 2021. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Artes Visuais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19628
Data de publicação: 12-Jun-2021
Aparece nas coleções:FAV - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Artes Visuais - Adalcely César Santana - 2021.pdf479,49 kBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons