Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19629
Tipo do documento: TCC
Título: O cerrado goiano nas aulas de artes: notas sobre as possibilidades e experiências
Autor: Ferreira, Geni Gonçalves
Batista, Messias Neta Nascimento
Abreu, Olinda Aparecida de
Primeiro orientador: Mattos, Carmem Lúcia Altomar
Primeiro membro da banca: Mattos, Carmem Lúcia Altomar
Guimarães, Leda Maria de Barros
Monteles, Nayara Joyse Silva
Resumo: Esse estudo parte do propósito de pesquisar a materialidade encontrada no cerrado goiano, e a partir dela possibilitar aulas criativas e significativas para os estudantes no ensino de artes visuais. Contribuindo para que os professores tenham uma visão ampla sobre as matérias-primas que podem ser utilizadas dentro de sala de aula. Ao utilizar recursos como folhas de coqueiro, flores, cipós, estimula-se o emprego sustentável da natureza. Optando pela exibição de fotos de peças utilizando os produtos citados, expressa-se de maneira prática que é possível sua aplicação para fins artísticos. Busca-se, com esse trabalho, realizar contribuições pedagógicas em artes visuais, apresentando um material possível, onde há o conhecimento dos alunos sobre as plantas, os frutos e as sementes. A partir dessa informação, é possível demonstrar como pode ser realizada a utilização desses recursos para produzir arte com sustentabilidade. Conclui-se que é necessário maior empenho por parte de professores e gestores na utilização de materiais vindos do cerrado, para a experimentação construtiva e enriquecedora, estimulando processos de aprendizagens para os alunos.
Abstract: This study is based on the purpose of researching the materiality found in the Cerrado of Goiás, and from it to allow creative and meaningful classes for students in the teaching of visual arts. Helping teachers to have a broad view of the raw materials that can be used in the classroom. By using resources such as coconut leaves, flowers, vines, the sustainable use of nature is encouraged. Choosing to display photos of pieces using the aforementioned products, it is expressed in a practical way that its application for artistic purposes is possible. This work seeks to make pedagogical contributions in visual arts, presenting possible material, where students have knowledge about plants, fruits and seeds. From this information, it is possible to demonstrate how these resources can be used to produce art with sustainability. It is concluded that it is necessary a greater effort on the part of teachers and managers in the use of materials coming from the cerrado, for constructive and enriching experimentation, stimulating learning processes for students.
Palavras-chave: Ensino de artes
Fazer artístico
Materiais didáticos
Sustentabilidade
Teaching of arts
Make artistic
Teaching materials
Sustainability
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Artes Visuais - FAV (RG)
Nome do curso: Artes Visuais (EAD)
Citação: FERREIRA, Geni Gonçalves; BATISTA, Messias Neta Nascimento; ABREU, Olinda Aparecida de. O cerrado goiano nas aulas de artes: notas sobre as possibilidades e experiências. 2021. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Artes Visuais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19629
Data de publicação: 25-Mai-2021
Aparece nas coleções:FAV - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Artes Visuais - Geni Gonçalves Ferreira - 2021.pdf985,63 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons