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Tipo do documento: TCC
Título: O ensino remoto no curso de licenciatura em Artes Visuais na modalidade à distância da Universidade Federal de Goiás: olhares sobre o ensinar e aprender na pandemia
Autor: Silva, Giovanna Carolina
Fernandes, Rosa Pires
Primeiro orientador: Perotto, Lílian Ucker
Primeiro membro da banca: Santos, Noeli Batista dos
Guimarães, Leda Maria de Barros
Cabral, Valéria Fabiane Braga Ferreira
Resumo: Este estudo objetivou despertar, a nós pesquisadoras e aos leitores, sobre a mudança atual das relações de ensino e aprendizagem que estão sendo construídas pelo Ensino Remoto Emergencial (ERE), aplicado com o advento da pandemia causada pelo COVID-19. A pesquisa concentra-se no curso de Licenciatura em Artes Visuais, modalidade a distância da Faculdade de Artes Visuais na Universidade Federal de Goiás – objeto delimitador da mesma. Para tanto, foi utilizado como método a abordagem qualitativa, por meio do estudo de caso, juntamente com revisão bibliográfica. Partimos da análise teórica de algumas publicações científicas referenciadas, pesquisamos também no meio digital analisando reportagens, leis, decretos e outros documentos oficiais que esclarecessem sobre o tema. De forma qualitativa coletamos dados através de formulários estruturados encaminhados a professores e tutores do curso citado. Fizemos uso, ademais, de relatos pessoais complementando o material reunido. Analisando os dados, pudemos descrever um pouco sobre o impacto da pandemia na educação a distância; algumas impressões sobre mudanças no cenário social, tecnológico, científico e humano, em um recorte da educação goiana, no espaço educacional superior, identificando mudanças ocasionadas pelo ensino remoto emergencial como a deflagração de novas perspectivas pedagógicas; alterações no fluxo de documentos do Estágio Supervisionado; o esforço pela manutenção da afetividade nas relações de ensino e aprendizagem, com ênfase na humanização da educação; a ressignificação de processos avaliativos; o ensino de arte como compreensão do processo histórico e recriação do presente; a apropriação e intensificação do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDCIs); a redefinição do significado de presença. Enfim, foi e está sendo possível visualizar, e de algum modo fomentar, o (re) inventar, dentro de possíveis múltiplas perspectivas, do ensinar e aprender das artes visuais.
Abstract: This study aimed to awaken, to us researchers and readers, about the current change in the teaching and learning relationships that are being built by Emergency Remote Education (ERE), applied with the advent of the pandemic caused by COVID-19. The research focuses on the Bachelor's Degree in Visual Arts, a distance modality at the Faculty of Visual Arts at the Federal University of Goiás - its defining object. To this end, the qualitative approach, based on the case study, was used as a method together with a bibliographic review. We start from the theoretical analysis of some referenced scientific publications, we also research in the digital environment analyzing reports, laws, decrees and other official documents that clarify on the subject. In a qualitative way, we collected data through structured forms sent to teachers and tutors of the mentioned course. In addition, we made use of personal reports complementing the material gathered. Analyzing the data, we were able to describe a little about the impact of the pandemic on distance education; some impressions about changes in the social, technological, scientific and human scenario, in a section of education in Goiás, in the higher educational space, identifying changes caused by remote emergency teaching as the outbreak of new pedagogical perspectives; changes in the document flow of the Supervised Internship; the effort to maintain affection in teaching and learning relationships, with an emphasis on the humanization of education; the reframing of evaluation processes; teaching art as an understanding of the historical process and recreation of the present; the appropriation and intensification of the use of Digital Information and Communication Technologies (TDCIs); the redefinition of the meaning of presence. Finally, it was and is being possible to visualize, and in some way foster, (re) inventing, within possible multiple perspectives, of teaching and learning of the visual arts.
Palavras-chave: Ensino de Artes Visuais
Pandemia
Educação a distância
Ensino remoto emergencial
Experiência
Teaching of Visual Arts
Pandemic
Distance education
Emergency remote teaching
Experience
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Artes Visuais - FAV (RG)
Nome do curso: Artes Visuais (EAD)
Citação: SILVA, Giovanna Carolina; FERNANDES, Rosa Pires. O ensino remoto no curso de licenciatura em Artes Visuais na modalidade à distância da Universidade Federal de Goiás: olhares sobre o ensinar e aprender na pandemia. 2021. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Artes Visuais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19630
Data de publicação: 22-Mai-2021
Aparece nas coleções:FAV - Trabalhos de Conclusão de Curso

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