Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19635
Tipo do documento: | TCC |
Título: | Histórias em quadrinhos em livro didático de arte |
Autor: | Silva, Marcos Antônio Silva, Matheus Moura |
Primeiro orientador: | Oliveira, Leandro de Bessa |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, Leandro de Bessa Marcondes, Ciro Inácio Silva, Gisele Costa Ferreira da |
Resumo: | A proposta desta pesquisa é analisar a unidade voltada as histórias em quadrinhos do livro didático (LD) Novo Pitanguá ARTE - 5º Ano, da editora Moderna. A escolha deste LD foi por ser o único, entre 10 livros os quais tivemos acesso, que possui uma unidade dedicada às HQs. A pesquisa busca entender como são apresentados os quadrinhos aos alunos em aulas de Artes Visuais do ensino fundamental. É feita uma contextualização da relação entre quadrinhos e educação, da perseguição à aceitação no contexto escolar; a história dos LDs e a inclusão da disciplina de Artes nos livros; e a perspectiva da BNCC quanto ao uso de HQs no ensino de Artes. A metodologia parte da análise de conteúdo textual-imagética do livro didático selecionado. Como resultado parcial da pesquisa, é percebido que o material cumpre o propósito de introduzir a linguagem das HQs de modo lúdico e abrangente, mesmo possuindo pontos a serem repensados pelos docentes. |
Abstract: | The purpose of the studing is to analyze the unit focused on the comic books of the textbook (LD) Novo Pitanguá ARTE - 5th Year, by the Moderna publisher. The choice of this LD was because it was the only one, among 10 books to which we had access, that has a unit dedicated to comics. The research seeks to understand how comics are presented to students in Visual Arts classes in elementary school. There is a contextualization of the relationship between comics and education, from the pursuit to acceptance in the school context; the history of LDs and the inclusion of the discipline of Arts in books; and the BNCC perspective on the use of comic books in the teaching of Arts. The methodology starts from the analysis of textual-imagetic content of the selected textbook. As a partial result of the research, it is perceived that the material fulfills the purpose of introducing the language of comics in a playful and comprehensive way, even having points to be rethought by teachers. |
Palavras-chave: | Quadrinhos Ensino Artes visuais Livro didático Comics Teaching Visual arts Textbooks |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Goiás |
Sigla da instituição: | UFG |
Unidade acadêmica: | Faculdade de Artes Visuais - FAV (RG) |
Nome do curso: | Artes Visuais (EAD) |
Citação: | SILVA, Marcos Antônio da; SILVA, Matheus Moura. Histórias em quadrinhos em livro didático de arte. 2021. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Artes Visuais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19635 |
Data de publicação: | 20-Mai-2021 |
Aparece nas coleções: | FAV - Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCCG - Artes Visuais - Marcos Antônio da Silva - 2021.pdf | 33,37 MB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons