Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19639
Tipo do documento: TCC
Título: Reflexões acerca das abordagens metodológicas inclusivas no ensino de artes visuais
Autor: Lima, Aliane Cristina Maia
Carrijo, Joaquim Luís
Oliveira, Meire Lúcia dos Santos
Primeiro orientador: Silva, Kellen Cristina Prado da
Primeiro membro da banca: Silva, Kellen Cristina Prado da
Abdala, Lorena Pompei
Monteles, Nayara Joyse Silva
Guimarães, Leda Maria de Barros
Resumo: O trabalho tem como proposta produzir reflexões acerca das abordagens metodológicas inclusivas no ensino de artes visuais a partir da investigação de abordagens metodológicas inclusivas utilizadas pelos professores. Trabalhando com o aluno o sentido de pertencimento dentro do ambiente escolar. Consideramos que a arte pode oferecer ao aluno uma ampla possibilidade de experiência para os alunos. A experiência deve ser orientada pelo professor para proporcionar aos alunos o questionamento sobre a sua realidade social e cultural, bem como, a percepção de si mesmo perante a sua realidade. Isso proporciona ao aluno refletir em como ele pode respeitar a forma de pensar, sentir e ver do colega. Esse processo irá refletir na sala de aula como um todo, proporcionando um ambiente inclusivo nas aulas de artes visuais. Por isso o nosso trabalho incluiu um olhar atento para as políticas públicas, um embasamento teórico sobre as principais filosofias de ensino de artes visuais, como Dewey e Ana Mae Barbosa. Produzimos duas entrevistas com professores das artes visuais, no intuito de compreender melhor como é a realidade desse professor e o processo de construção das abordagens metodológicas inclusivas que eles têm utilizado.
Abstract: The work aims to produce reflections on inclusive methodological approaches in teaching visual arts from the investigation of inclusive methodological approaches used by teachers. Working with the student the sense of belonging within the school environment. We believe that visual art can offer the student a wide possibility of experience for students. The experience must be guided by the teacher to provide students with questions about their social and cultural reality, as well as their perception of themselves in relation to their reality. This allows the student to reflect on how he can respect the way he thinks, feels and sees his colleague. This process will reflect on the classroom as a whole, providing an inclusive environment for visual arts classes. Therefore, our work included a careful look at public policies, a theoretical basis on the main philosophies of teaching visual arts, such as Dewey and Ana Mae Barbosa. We produced two interviews with visual arts teachers, in order to better understand how this teacher's reality is and the construction process of the inclusive methodological approaches they have been using.
Palavras-chave: Abordagens metodológicas
Artes visuais
Inclusão
Experiência estética
Diversidade
Methodological approaches
Visual arts
Inclusion
Aesthetic experience
Diversity
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Artes Visuais - FAV (RG)
Nome do curso: Artes Visuais (EAD)
Citação: LIMA, Aliane Cristina Maia Lima; CARRIJO, Joaquim Luís; OLIVEIRA, Meire Lúcia dos Santos. Reflexões acerca das abordagens metodológicas inclusivas no ensino de artes visuais. 2021. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Artes Visuais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19639
Data de publicação: 31-Mai-2021
Aparece nas coleções:FAV - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Artes Visuais - Aliane Cristina Maia Lima - 2021.pdf582,05 kBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons