Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19640
Tipo do documento: TCC
Título: Ensino de arte e suas contribuições para a inclusão de pessoas com deficiência: algumas reflexões
Autor: Quinan, Gracielly
Santana, Maria Dave Oliveira de
Primeiro orientador: Silva, Kellen Cristina Prado da
Primeiro membro da banca: Silva, Kellen Cristina Prado da
Santos, Noeli Batista dos
Silva, Kécya Maria Sousa da Silva
Rosa, Maria de Fátima França
Resumo: Este estudo objetivou compreender quais são as contribuições do ensino de artes visuais em contextos escolares inclusivos, bem como identificar suas contribuições no ensino de artes visuais para alunos com deficiência; realizar entrevistas com professores de artes que atuam em contextos escolares inclusivos; compreender a legislação que assegura a inserção das pessoas com deficiência no âmbito educacional e social; com a finalidade de discutir o ensino de artes visuais como possibilidade de inclusão de crianças com deficiências. As etapas metodológicas foram pautadas em estudos de referenciais teóricos e realização de entrevistas com professores de artes. A partir da análise de dados foi possível perceber que o ensino de arte cria envolvimento, construindo relações entre o aluno e o meio, em um processo interativo, possibilitando desenvolvimento cognitivo, social e cultural do educando com deficiência.
Abstract: This study aimed to understand the contributions of teaching visual arts in inclusive school contexts, as well as to identify their contributions in teaching visual arts to students with disabilities; conduct interviews with art teachers who work in inclusive school contexts; understand the legislation that ensures the inclusion of people with disabilities in the educational and social sphere; with the purpose of discussing the teaching of visual arts as a possibility to include children with disabilities. The methodological steps were based on studies of theoretical references and interviews with art teachers. From the data analysis, it was possible to see that art education creates involvement, building relationships between the student and the environment, in an interactive process, enabling the cognitive, social and cultural development of students with disabilities.
Palavras-chave: Ensino de artes visuais
Inclusão
Criança com deficiência
Visual arts teaching
Inclusion
Disabled child
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Artes Visuais - FAV (RG)
Nome do curso: Artes Visuais (EAD)
Citação: QUINAN, Gracielly; SANTANA, Maria Dave Oliveira de. Ensino de arte e suas contribuições para a inclusão de pessoas com deficiência: algumas reflexões. 2021. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Artes Visuais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19640
Data de publicação: 12-Jun-2021
Aparece nas coleções:FAV - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Artes Visuais - Gracielly Quinan - 2021.pdf465 kBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons