Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19640
Tipo do documento: | TCC |
Título: | Ensino de arte e suas contribuições para a inclusão de pessoas com deficiência: algumas reflexões |
Autor: | Quinan, Gracielly Santana, Maria Dave Oliveira de |
Primeiro orientador: | Silva, Kellen Cristina Prado da |
Primeiro membro da banca: | Silva, Kellen Cristina Prado da Santos, Noeli Batista dos Silva, Kécya Maria Sousa da Silva Rosa, Maria de Fátima França |
Resumo: | Este estudo objetivou compreender quais são as contribuições do ensino de artes visuais em contextos escolares inclusivos, bem como identificar suas contribuições no ensino de artes visuais para alunos com deficiência; realizar entrevistas com professores de artes que atuam em contextos escolares inclusivos; compreender a legislação que assegura a inserção das pessoas com deficiência no âmbito educacional e social; com a finalidade de discutir o ensino de artes visuais como possibilidade de inclusão de crianças com deficiências. As etapas metodológicas foram pautadas em estudos de referenciais teóricos e realização de entrevistas com professores de artes. A partir da análise de dados foi possível perceber que o ensino de arte cria envolvimento, construindo relações entre o aluno e o meio, em um processo interativo, possibilitando desenvolvimento cognitivo, social e cultural do educando com deficiência. |
Abstract: | This study aimed to understand the contributions of teaching visual arts in inclusive school contexts, as well as to identify their contributions in teaching visual arts to students with disabilities; conduct interviews with art teachers who work in inclusive school contexts; understand the legislation that ensures the inclusion of people with disabilities in the educational and social sphere; with the purpose of discussing the teaching of visual arts as a possibility to include children with disabilities. The methodological steps were based on studies of theoretical references and interviews with art teachers. From the data analysis, it was possible to see that art education creates involvement, building relationships between the student and the environment, in an interactive process, enabling the cognitive, social and cultural development of students with disabilities. |
Palavras-chave: | Ensino de artes visuais Inclusão Criança com deficiência Visual arts teaching Inclusion Disabled child |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Goiás |
Sigla da instituição: | UFG |
Unidade acadêmica: | Faculdade de Artes Visuais - FAV (RG) |
Nome do curso: | Artes Visuais (EAD) |
Citação: | QUINAN, Gracielly; SANTANA, Maria Dave Oliveira de. Ensino de arte e suas contribuições para a inclusão de pessoas com deficiência: algumas reflexões. 2021. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Artes Visuais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19640 |
Data de publicação: | 12-Jun-2021 |
Aparece nas coleções: | FAV - Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCCG - Artes Visuais - Gracielly Quinan - 2021.pdf | 465 kB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons