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Tipo do documento: TCC
Título: Ensino de artes visuais e a BNCC: desafios no cotidiano de professores em Goiás e Tocantins
Autor: Carvalho, Evandro Silva
Teixeira, Kamila Nolasco
Silva, Michel da Cunha
Primeiro orientador: Guimarães, Leda Maria de Barros
Primeiro membro da banca: Guimarães, Leda Maria de Barros
Silva, Hertha Tatiely
Monteles, Nayara Joyse Silva
Resumo: O objetivo inicial deste estudo foi investigar a influência da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, na vivência docente de professores de Artes Visuais no Ensino fundamental II em escolas de Goiás e Tocantins. Durante o desenvolvimento, a pesquisa se restringiu a cidade de Goiânia com um professor colaborador. Em termos de metodologia foi realizada uma consulta documental e bibliográfica que nos possibilitou conhecer as propostas da “nova BNCC” para a componente Arte e utilizamos também um questionário semiestruturado com o objetivo de coletar as percepções apresentadas pelo entrevistado. Como resultado, percebemos que o documento BNCC é considerado normativo e ao mesmo tempo, passível de apropriações e “aplicabilidade” na prática pedagógica do ensino de artes visuais. Além disso, a pesquisa trouxe a percepção da importância que o tema tem na formação docente em artes visuais, especialmente em um cenário onde tudo é muito recente e carece de compreensão.
Abstract: The initial objective of this study was to investigate the influence of the National Common Curricular Base - BNCC, in the teaching experience of Visual Arts teachers in elementary school II in schools in Goiás and Tocantins. During development, the research was restricted to the city of Goiânia with a collaborating professor. In terms of methodology, a documentary and bibliographic consultation was carried out, which allowed us to know the proposals of the “new BNCC” for the Art component and we also used a semistructured questionnaire in order to collect the perceptions presented by the interviewee. As a result, we realized that the BNCC document is considered normative and, at the same time, subject to appropriations and “applicability” in the pedagogical practice of teaching visual arts. In addition, the research brought the perception of the importance that the theme has in teacher education in visual arts, especially in a scenario where everything is very recent and needs to be understood.
Palavras-chave: Nova BNCC
Experiência docente
Ensino e aprendizagem em artes visuais
Ensino fundamental II
Pandemia
New BNCC
Teaching experience
Teaching and learning of visual arts
Elementary school II
Pandemic
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Artes Visuais - FAV (RG)
Nome do curso: Artes Visuais (EAD)
Citação: CARVALHO, Evandro Silva; TEIXEIRA, Kamila Nolasco; SILVA, Michel da Cunha. Ensino de artes visuais e a BNCC: desafios no cotidiano de professores em Goiás e Tocantins. 2021. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Artes Visuais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19646
Data de publicação: 12-Jun-2021
Aparece nas coleções:FAV - Trabalhos de Conclusão de Curso

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