Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19649
Tipo do documento: Artigo
Título: O aprendizado sobre a hanseníase e tuberculose a partir de um projeto de cultura e extensão: relato de experiência
Título(s) alternativo(s): Learning about leprosy and tuberculosis from a project of culture and extension: an experience report
Autor: Gonçalves, Marcela
Santos, Karen da Silva
Santana, Fabiana Ribeiro
Fortuna, Cinira Magali
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo relatar a experiência de bolsistas no desenvolvimento de atividades relacionadas ao projeto de cultura e extensão Hanseníase e Tuberculose na Atenção Primária: organização de dados e busca ativa em uma unidade básica de saúde no período de 2010 a 2014. Estudo qualitativo, descritivo que tem por material empírico a reflexão dos bolsistas. Como potencialidades aponta-se a sensibilização da equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS), em especial, dos agentes comunitários de saúde com relação ao tema da hanseníase e tuberculose; aumento da busca ativa de casos; realização de atividades em sala de espera; articulação do nível distrital e a equipe da UBS com relação à responsabilização pelos casos; vivência dos estudantes da graduação em visitas domiciliares, atendimento individual e atividades educativas às famílias com hanseníase e tuberculose. A partir da vivência houve a fundação da Liga de Hanseníase e articulação ao Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase. Como limites da experiência considera-se a não realização das atividades desenvolvidas pelos bolsistas pela equipe da UBS e a participação de estudantes de outros cursos da área de saúde. O projeto promoveu aprendizados na organização de atividades coletivas, liderança e a produção de pesquisas.
Abstract: This work has the objective to report the experience of scholarship students in the development of activities related to the project of culture and extension Leprosy and Tuberculosis in Primary Attention: organization of databases and active search in an basic health unit in a period of 2010 to 2014. Qualitative and descriptive study whose empirical material is the reflection made by scholarship students. As potentiality points the sensibility of the Basic Health Unit (BHU) team, in especial by the community health agents in the issue of leprosy and tuberculosis; the increase in the active search of cases; waiting room activities implementation; articulation of district level and the BHU team in the concern of responsibility by the cases; undergraduate students’ experiences in home visits, individual care and educative activities to the families with leprosy and tuberculosis. From the experiences, there was the foundation of the Leprosy League in articulation with the Reintegration Movement of People Affected by Leprosy. As the limit of experiments, the non realization of the activities developed by scholarship students by the BHU team and the participation of students from other health courses are considered. The project promotes the learning in the organization of collective activities, leadership and research production.
Palavras-chave: Hanseníase
Tuberculose
Atenção primária à saúde
Leprosy
Tuberculosis
Primary health care
País: Brasil
Unidade acadêmica: Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública - IPTSP (RG)
Citação: GONÇALVES, Marcela; SANTOS, Karen da Silva; SANTANA, Fabiana Ribeiro; FORTUNA, Cinira Magali. O aprendizado sobre a hanseníase e tuberculose a partir de um projeto de cultura e extensão: relato de experiência. Revista de Cultura e Extensão USP, São Paulo, n. 13, supl., p. 39-47, set. 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.11606/issn.2316-9060.v13i0p39-47
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Identificador do documento: 10.11606/issn.2316-9060.v13i0p39-47
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19649
Data de publicação: Set-2015
Aparece nas coleções:IPTSP - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Marcela Gonçalves - 2015.pdf690,76 kBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons