Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19660
Tipo do documento: Artigo
Título: Intruso, incômodo, urgente: lugares do testemunho no ensino de literatura
Título(s) alternativo(s): Intrusive, unconfortable, urgent: the places of testimony in literature class
Autor: Paula, Marcelo Ferraz de
Resumo: Neste artigo discutimos algumas contribuições do uso de textos testemunhais para o ensino de literatura na educação básica. Analisamos criticamente referências a certa “literatura de testemunho” presentes em documentos oficiais da educação, livros didáticos e projetos pedagógicos. A pesquisa indica a necessidade de se aprimorar o trabalho com o testemunho nas aulas de literatura, defendendo a relevância de sua abordagem, com destaque para a abertura reflexiva que o testemunho provoca em relação aos vínculos entre ficção e realidade, formação ética e prazer estético, interdisciplinaridade e direitos humanos.
Abstract: In this paper we discuss some contributions of testimonial texts to basic literature teaching. We develop an analysis of how the “testimonial literature” is addressed in oficial documents, textbooks and in some pedagogical projects. The research indicates the necessity of improving the work with testimonials in literature classes, defending its approach importance, focusing on the reflexive opening occasioned by such testimonial in relation to the links between fiction and reality, aesthetic pleasure, literature’s function and human rights.
Palavras-chave: Ensino de literatura
Testemunho
Prazer estético
Educação
Literature teaching
Education
Testimony
Aesthetic pleasure
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Letras - FL (RG)
Citação: PAULA, Marcelo Ferraz de. Intruso, incômodo e urgente: lugares do testemunho no ensino de literatura. Via Atlântica, São Paulo, n. 28, p. 121, dez. 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.11606/va.v0i28.98658
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Identificador do documento: 10.11606/va.v0i28.98658
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19660
Data de publicação: Dez-2015
Aparece nas coleções:FL - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Marcelo Ferraz de Paula - 2015.pdf364,33 kBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons