Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19660
Tipo do documento: | Artigo |
Título: | Intruso, incômodo, urgente: lugares do testemunho no ensino de literatura |
Título(s) alternativo(s): | Intrusive, unconfortable, urgent: the places of testimony in literature class |
Autor: | Paula, Marcelo Ferraz de |
Resumo: | Neste artigo discutimos algumas contribuições do uso de textos testemunhais para o ensino de literatura na educação básica. Analisamos criticamente referências a certa “literatura de testemunho” presentes em documentos oficiais da educação, livros didáticos e projetos pedagógicos. A pesquisa indica a necessidade de se aprimorar o trabalho com o testemunho nas aulas de literatura, defendendo a relevância de sua abordagem, com destaque para a abertura reflexiva que o testemunho provoca em relação aos vínculos entre ficção e realidade, formação ética e prazer estético, interdisciplinaridade e direitos humanos. |
Abstract: | In this paper we discuss some contributions of testimonial texts to basic literature teaching. We develop an analysis of how the “testimonial literature” is addressed in oficial documents, textbooks and in some pedagogical projects. The research indicates the necessity of improving the work with testimonials in literature classes, defending its approach importance, focusing on the reflexive opening occasioned by such testimonial in relation to the links between fiction and reality, aesthetic pleasure, literature’s function and human rights. |
Palavras-chave: | Ensino de literatura Testemunho Prazer estético Educação Literature teaching Education Testimony Aesthetic pleasure |
País: | Brasil |
Unidade acadêmica: | Faculdade de Letras - FL (RG) |
Citação: | PAULA, Marcelo Ferraz de. Intruso, incômodo e urgente: lugares do testemunho no ensino de literatura. Via Atlântica, São Paulo, n. 28, p. 121, dez. 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Identificador do documento: | 10.11606/va.v0i28.98658 |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
Identificador do documento: | 10.11606/va.v0i28.98658 |
URI: | http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19660 |
Data de publicação: | Dez-2015 |
Aparece nas coleções: | FL - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo - Marcelo Ferraz de Paula - 2015.pdf | 364,33 kB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons