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Tipo do documento: Artigo
Título: Políticas linguísticas e pedagógicas em práticas de educação bilíngue intercultural
Título(s) alternativo(s): Language policies and pedagogical practices of intercultural bilingual education
Las políticas lingüísticas y las prácticas pedagógicas de la educación bilingüe intercultural
Autor: Silva, Maria do Socorro Pimentel da
Borges, Monica Veloso
Resumo: Nosso objetivo neste artigo é mostrar como as pesquisas realizadas por meio do Observatório da Educação Escolar Indígena,articuladas com as pesquisas do estágio e do projeto extraescolar do curso de Licenciatura Intercultural de Formação de Professores Indígenas da Universidade Federal de Goiás, contribuem para o conhecimento da realidade sociolinguística dos indígenas da região Araguaia-Tocantins e para a adoção de políticas linguísticas nas práticas pedagógicas bilíngues na escola e de políticas de fortalecimento das línguas maternas originárias nas comunidades.
Abstract: Nuestro objetivo en este artículo es mostrar cómo las investigaciones realizadas por el Observatorio de la Educación Escolar Indígena, articuladas con las investigaciones de la beca y del proyecto extraescolar del curso de Licenciatura Intercultural de Formación de Profesores Indígenas de la Universidade Federal de Goiás, contribuyen al conocimiento de la realidad sociolingüística de los pueblos indígenas de la región Araguaia-Tocantins y a la adopción de políticas lingüísticas en las prácticas de la enseñanza bilingüe en la escuela y de políticas de fortalecimiento de las lenguas maternas originarias en las comunidades.
Our aim in this paper is to present how research studies conducted by the Indigenous Education Observatory, combined with investigations conducted within the context of internship and extracurricular projects associated with the undergraduate program for Teacher Intercultural Indigenous Education at Federal University of Goiás, contribute to knowledge about the sociolinguistic reality of the indigenous region Araguaia-Tocantins and to the adoption of language policies pertaining to bilingual teaching practices in the school and to the strengthening of native languages originating in the context of local communities.
Palavras-chave: Bilingualism
Bilinguismo
Producción de conocimiento
Educación bilingüe intercultural
Políticas linguísticas
Políticas pedagógicas
Produção de conhecimento
Educação bilíngue intercultural
Linguistic policies
Teaching policies
Knowledge production
Intercultural bilingual education
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Letras - FL (RG)
Citação: SILVA, Maria do Socorro Pimentel da; BORGES, Mônica Veloso. Políticas linguísticas e pedagógicas em práticas de educação bilíngue intercultural. RBPG: revista brasileira de pós-graduação, Brasília, v. 8, supl. 1, p. 249-273, dez. 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.21713/2358-2332.2011.v8.251
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Identificador do documento: 10.21713/2358-2332.2011.v8.251
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19665
Data de publicação: Dez-2011
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