Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19690
Tipo do documento: Artigo
Título: A critical approach to the teaching of english: pedagogical and identity engagement
Título(s) alternativo(s): Uma abordagem crítica ao ensino de inglês: engajamento pedagógico e identitário
Autor: Pessoa, Rosane Rocha
Resumo: Este texto é uma tentativa de mostrar como o nosso grupo de pesquisa tem colocado em prática uma abordagem crítica no ensino de inglês. Começamos esse trabalho em 2005 e desde então temos refletido colaborativamente sobre ele, a fim de compreender melhor o que fazemos e quem somos como indivíduos e professoras/es de inglês neste mundo de possibilidades. Dois aspectos que se destacam nos estudos que temos feito são o engajamento pedagógico e o identitário das/os professoras/es envolvidas/os. Esses dois tipos de engajamento serão mostrados aqui por meio da discussão do Trabalho de Final de Curso (Letras – Licenciatura em Inglês) de Andrade (2011), que focalizou o tema raça/racismo.
Abstract: This paper is an attempt to show how our research group has been putting into practice a critical approach to the teaching of English. We started this work in 2005 and since then we have been reflecting collaboratively on it in order to better comprehend what we do and who we are as individuals and language teachers in this world of possibilities. Two aspects that stand out in the studies we have done are the teachers’ pedagogical and identity engagement. These two types of engagement will be shown here by means of a discussion on Andrade’s (2011) Letras (Licenciatura em Inglês) final paper, which focused on the theme race/racism.
Palavras-chave: Ensino crítico
Critical teaching
Ensino de inglês
Identidade
Raça/racismo
English teaching
Identity
Race/racism
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Letras - FL (RG)
Citação: PESSOA, Rosane Rocha. A critical approach to the teaching of English: pedagogical and identity engagement. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 14, n. 2, p. 353-372, June. 2014.  
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.1590/S1984-63982014005000005 
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Identificador do documento: 10.1590/S1984-63982014005000005 
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19690
Data de publicação: Jun-2014
Aparece nas coleções:FL - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Rosane Rocha Pessoa - 2014.pdf118,11 kBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons