Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19693
Tipo do documento: Artigo
Título: Problematizando o estágio supervisionado de inglês
Título(s) alternativo(s): Problematizing english teaching practicum
Autor: Lima, Nilvânia Damas Silva
Pessoa, Rosane Rocha
Resumo: Este estudo objetivou problematizar o estágio supervisionado por meio da identificação de teorias pessoais de quatro professores em formação universitária sobre o ensino de inglês na escola pública. Além disso, procurou-se identificar mudanças em suas teorias pessoais após o estágio supervisionado e o que as deflagraram. Para tanto, utilizaram-se duas entrevistas semiestruturadas e um questionário. Os quatro participantes cursavam o quinto e último ano de Letras na Universidade Federal em Goiás e realizaram o estágio supervisionado na escola pública federal CEPAE/UFG. Os resultados apontaram que os participantes acreditam na eficácia do ensino inglês na escola pública e que o estágio supervisionado realizado em um contexto considerado quase ideal influiu no modo como eles perceberam o ensino de inglês na escola pública.
Abstract: This study aimed at problematizing practicum by means of identifying personal theories of four preservice English teachers about teaching English in public schools. Besides, it was intended to identify changes in their personal theories and what triggered them. Two semi-structured interviews and a questionnaire were used to collect data. The participants were in the fifth and last year of a teacher education course at the Universidade Federal of Goiás and the practicum was conducted in a federal school called CEPAE/UFG. The results showed that the participants believe that it is possible to teach English successfully in public schools. They also show that the practicum, which was conducted in a context considered almost ideal, influenced the trainees’ perceptions about teaching in public schools.
Palavras-chave: Estágio supervisionado
Practicum
Teorias pessoais
Escola pública
Ensino de inglês
Personal theories
English teaching
Public schools
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Letras - FL (RG)
Citação: LIMA, Nilvânia Damas Silva; PESSOA, Rosane Rocha. Problematizando o estágio supervisionado de inglês. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 10, n. 1, p. 249-269, 2010.  
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.1590/S1984-63982010000100013  
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Identificador do documento: 10.1590/S1984-63982010000100013  
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19693
Data de publicação: 2010
Aparece nas coleções:FL - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Nilvania Damas Silva Lima - 2010.pdf97,08 kBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons