Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19694
Tipo do documento: Artigo
Título: O livro didático na perspectiva da formação de professores
Título(s) alternativo(s): The textbook in the perspective of teacher education
Autor: Pessoa, Rosane Rocha
Resumo: Há provavelmente tanto razões a favor quanto contra a utilização do livro didático no ensino de língua estrangeira, mas o fato é que, no Brasil, poucos são os contextos educacionais em que não se adota um livro didático. A relação entre essa ampla adoção do livro didático e os modelos tradicionais de formação profissional, nos quais os professores aprendem a aplicar em suas práticas pedagógicas teorias produzidas por agentes externos, parece bastante óbvia. No entanto, nos modelos atuais de formação, que objetivam principalmente que os professores construam conhecimento sobre ensino e aprendizagem, será que há espaço para o livro didático ou deveria o professor criar os seus próprios materiais? Neste texto, abordaremos esse tópico, levando em consideração a percepção de alunos do curso de graduação em Letras da UFG sobre a utilização do livro didático no ensino de inglês.
Abstract: There may be as many reasons in favour of the use of commercial textbooks in foreign language teaching as against it, but in Brazil there are few contexts in which a textbook is not used. The relationship between this broad adoption of textbooks and the traditional models of teacher education — in which teachers learn how to apply, in their teaching practice, theories developed by researchers — is rather obvious. However, in recent models of teacher education, which aim for teachers to build knowledge about teaching and learning, is there room for textbooks or should teachers develop their own material? In this text, this topic will be dealt with, taking into consideration the perception of undergraduate students of Letras (UFG) about the use of textbooks in English teaching.
Palavras-chave: Commercial textbook
Livro didático
Teacher education
Foreign language teaching
Formação de professores
Ensino de língua estrangeira
Ensino de língua estrangeira
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Letras - FL (RG)
Citação: PESSOA, Rosane Rocha. O livro didático na perspectiva da formação de professores. Trabalhos em Lingüística Aplicada, Campinas, v. 48, n. 1, p. 53-69, jan./jun. 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.1590/S0103-18132009000100005 
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Identificador do documento: 10.1590/S0103-18132009000100005 
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19694
Data de publicação: Jun-2009
Aparece nas coleções:FL - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Rosane Rocha Pessoa - 2009.pdf56,68 kBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons