Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19695
Tipo do documento: Artigo
Título: Sources and types of change: a study with three english teachers
Título(s) alternativo(s): Fontes e tipos de mudança: um estudo com três professores de inglês
Autor: Pessoa, Rosane Rocha
Sebba, Maria Aparecida Yasbec
Resumo: Partindo do pressuposto de que mudanças são mais prováveis de acontecer quando não impostas aos professores, mas, sim, desenvolvidas por eles, convidamos três professoras de inglês para participar de um estudo no qual elas teriam oportunidade de refletir colaborativamente sobre as suas práticas pedagógicas. Com base nessas reflexões, foram definidos tópicos para a realização de leituras teóricas, as quais também foram objetos de reflexão. Os resultados mostraram que as experiências que pertencem ao domínio da prática foram mais relevantes do que a teoria para fomentar a mudança das professoras, e as mudanças parecem ter acontecido tanto comportamental quanto cognitivamente. Além disso, as mais experientes realizaram mais mudanças “reflexivas” do que “técnicas”, confirmando que professores menos experientes estão mais preocupados com os aspectos técnicos do ensino, ao passo que os mais experientes ou reflexivos focalizam mais as consequências de suas ações para os alunos.
Abstract: Based on the assumption that change is more likely to happen if it is not imposed upon teachers, but rather developed by them, we invited three English teachers to take part in a study in which they would have the opportunity to reflect collaboratively upon their teaching. Based on these reflections, some themes were defined for theoretical readings, which also became objects of reflection. The analysis of the eight reflective sessions and the final interview allowed us to detect eight sources of declared changes. The results showed that experiences which belong to the realm of practice are more relevant than theory to foster teacher change and that changes seem to have happened both cognitively and behaviorally. In addition, the more experienced teachers performed changes that were more “reflective” than “technical”, confirming that less experienced teachers are more worried about the technicalities of teaching while more experienced or reflective teachers are more concerned with the consequences of what they do to students.
Palavras-chave: Mudança do professor
Teacher change
Reflexão
Formação de professores
Reflection
Teacher education
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Letras - FL (RG)
Citação: PESSOA, Rosane Rocha; SEBBA, Maria Aparecida Yasbec. Sources and types of change: a study with three english teachers. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 9, n. 1, p. 265-290, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.1590/S1984-63982009000100013 
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Identificador do documento: 10.1590/S1984-63982009000100013 
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19695
Data de publicação: 2009
Aparece nas coleções:FL - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Rosane Rocha Pessoa - 2009.pdf137,22 kBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons