Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19697
Tipo do documento: Artigo
Título: Análise de uma experiência de sala de aula com projetos de aprendizagem de língua
Título(s) alternativo(s): Analysis of a classroom experience with language learning projects
Autor: Pessoa, Rosane Rocha
Resumo: Este artigo apresenta uma análise de uma experiência de sala de aula com 16 alunos de graduação do segundo e terceiro anos do Curso de Letras da Universidade Federal de Goiás, que tiveram a oportunidade de desenvolver o que se denominou projetos de aprendizagem de língua. O principal objetivo desses projetos foi tornar os alunos mais autônomos e responsáveis por sua aprendizagem, um dos grandes desafios no paradigma educacional contemporâneo. Os resultados mostram que os alunos foram capazes de relacionar a teoria com a própria experiência, que usaram e desenvolveram estratégias de aprendizagem e que começaram a entender melhor o processo de aprendizagem de língua.
Abstract: This paper presents an analysis of a classroom experience with 16 undergraduate students from the second and third years of Curso de Letras at Universidade Federal de Goiás, who had the opportunity of developing what was called language learning projects. The main objective of these projects was to make students more autonomous and responsible for their learning, one of the most challenging goals in the contemporary educational paradigm. The results show that the students were able to relate the theory to their experience, they used and developed language learning strategies and they started to understand better the language learning process.
Palavras-chave: Project-based learning
Aprendizagem por projetos
Foreign language learning
Learning strategies
Learner autonomy
Aprendizagem de língua estrangeira
Autonomia do aprendiz
Estratégias de aprendizagem
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Letras - FL (RG)
Citação: PESSOA, Rosane Rocha. Análise de uma experiência de sala de aula com projetos de aprendizagem de língua. The Especialist, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 147-168, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19697
Data de publicação: 2006
Aparece nas coleções:FL - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Rosane Rocha Pessoa - 2006.pdf482,37 kBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons