Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19699
Tipo do documento: Artigo
Título: O RENAFORM enquanto locus de formação de professores de língua inglesa - um estudo de caso
Título(s) alternativo(s): RENAFORM as locusof english teacher’s formation – a case study
Autor: Oliveira, Vitalino Garcia
Lago, Neuda Alves do
Resumo: Neste artigo, apresentamos os resultados obtidos em pesquisa realizada no curso de formação continuada promovido pela Rede Nacional de Formação Continuada de Professores de Inglês (RENAFORM), em um dos polos situado em uma cidade de porte médio do sudoeste goiano. O objetivo geral deste estudo foi investigar a percepção dos professores participantes e da professora formadora acerca do RENAFORM, enquanto os específicos foram: 1. Investigar a avaliação que os professores participantes fazem do curso do RENAFORM, das professoras formadoras e de si mesmos (auto-avaliação); 2. Averiguar as condições oferecidas aos professores e formadores para o curso; 3. Verificar as impressões de uma das professoras formadoras sobre o RENAFORM. O referencial teórico se baseia em conceitos fundamentais relacionados à formação do professor, tais como, o do professor como intelectual transformador (GIROUX, 1997), o do professor como sujeito do conhecimento (TARDIF, 2002) e o da crise da identidade do professor (NÓVOA,1998). A metodologia empregada é o estudo de caso, e o instrumento utilizado na coleta de dados foi um questionário com questões abertas e fechadas. Os resultados apontam para a boa receptividade do curso por parte dos participantes, embora o mesmo traga, em seu bojo, a ausência de uma política pública que amplie e potencialize seu alcance por parte dos professores de língua estrangeira.
Abstract: In this paper, we present the results of a study carried out in the continuing formation course promoted by The National Net of English Teachers Continuing Formation – RENAFORM (Rede Nacional de Formação Continuada de Professores de Inglês), in one of the poles of the program, located in a medium town in the southwest of the state of Goiás – Brazil. Our general objective was to investigate the perception of the participant teachers as well as those of the teacher educator about RENAFORM. The specific aims were: 1. To understand the assessment made by the participant teachers concerning the course, the teacher educators and themselves (self-assessment); 2. To ascertain the conditions provided for the teachers and teacher educators in the course; 3. To verify the teacher educator’s impressions regarding RENAFORM. As the basis for this study, we used concepts related to teacher formation, such as the teacher as transforming intellectual (GIROUX, 1997), the teacher’s knowledge (TARDIFF, 2002) and the teacher’s identity crisis (NÓVOA, 1998). We used principles of the case study as central methodology. To collect the data, we made use of a questionnaire with close-ended and open-ended questions. The findings point out to a high acceptance of the course by the participants, though it lacks public policies that could magnify and potentialize its reach by foreign language teachers.
Palavras-chave: RENAFORM
Professores de língua inglesa
Formação de professores
English language teachers
Teacher education
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Letras - FL (RG)
Citação: OLIVEIRA, Vitalino Garcia; LAGO, Neuda Alves do. O RENAFORM enquanto locus de formação de professores de língua inglesa - um estudo de caso. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 54, p. 183-205, jan./jun. 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.1590/0103-18134470147691
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Identificador do documento: 10.1590/0103-18134470147691
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19699
Data de publicação: Jun-2015
Aparece nas coleções:FL - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Vitalino Garcia Oliveira - 2015.pdf195,95 kBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons