Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19703
Tipo do documento: Artigo
Título: "O bom professor de inglês é fluente na fala e na escrita, e tem conhecimentos gerais da cultura estrangeira": crenças de uma formanda do curso de Letras
Autor: Borges, Tatiana Diello
Lago, Neuda Alves do
Oliveira, Vitalino Garcia
Resumo: Neste trabalho, apresentamos as crenças de uma formanda em Letras de uma universidade federal goiana sobre ensino/aprendizagem de inglês. Como base teórica utilizamos estudos sobre ensino e aprendizagem de língua estrangeira, com foco nas crenças. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, e os instrumentos para a coleta de dados foram: questionário semiaberto, narrativa e entrevista semiestruturada. Os resultados apontam que a participante parece acreditar que: 1) “o bom professor de inglês é fluente na fala e na escrita e tem conhecimentos gerais da cultura da língua estrangeira”; e 2) “o curso de Letras (Inglês) é maravilhoso”.
Abstract: In this paper, we present the beliefs of a graduating student in Language Studies from a federal university in Goias, Brazil, on English teaching/learning. Our theoretical basis consisted of studies on foreign language teaching and learning, focusing on beliefs. Our methodology was the case study, and the instruments for data collection were: semi-open questionnaire, narrative, and semi-structured interview. The results indicate that the participant concerned seems to believe that: 1) “the good English teacher is fluent both in speaking and writing and has a general knowledge on the foreign language culture”; and 2) “the Language Studies course (English) is amazing”.
Palavras-chave: English teaching/learning
Teachers’ training
Beliefs
Ensino/aprendizagem de inglês
Crenças
Formação de professores
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Letras - FL (RG)
Citação: BORGES, Tatiana Diello; LAGO, Neuda Alves do; OLIVEIRA, Vitalino Garcia. “O bom professor de inglês é fluente na fala e na escrita, e tem conhecimentos gerais da cultura estrangeira”: crenças de uma formanda do curso de Letras. Intercâmbio, São Paulo, v. 24, p. 42-64, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19703
Data de publicação: 2011
Aparece nas coleções:FL - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Tatiana Diello Borges - 2011.pdf189,5 kBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons