Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19704
Tipo do documento: | Artigo |
Título: | Um aluno formando de Letras (Inglês): quais são suas crenças acerca do processo de ensino/aprendizagem de língua inglesa? |
Autor: | Borges, Tatiana Diello Lago, Neuda Alves do Oliveira, Vitalino Garcia |
Resumo: | Neste trabalho, apresentamos as crenças de um formando em Letras de uma universidade federal sobre ensino/aprendizagem de inglês. Como base teórica, utilizamos estudos na área do ensino e aprendizagem de língua estrangeira, com foco nas crenças. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, e os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: questionário semi-aberto, narrativa e entrevista semi-estruturada. Os resultados apontam que o participante acredita que: a gramática não é relevante naquele processo, o trabalho em grupo é importante, e o bom aprendiz é “aquele que presta atenção no seu professor”. |
Abstract: | The aim of this paper is to present a senior student’s beliefs about the process of English teaching/learning in the Modern Languages course. The research has as theoretical framework studies in the area of teaching/learning foreign languages which focus on beliefs. As methodology, the case study was chosen and the following instruments for data collection were used: semi-open questionnaire, narrative and semi-structured interview. The results suggest these participant beliefs: grammar is not relevant in that process, group work is quite important, and the good language learner is the one that “pays attention to his teacher”. |
Palavras-chave: | Crenças Beliefs Ensino e aprendizagem de língua inglesa Formação de professores English language teaching and learning Teachers’ formation |
País: | Brasil |
Unidade acadêmica: | Faculdade de Letras - FL (RG) |
Citação: | BORGES, Tatiana Diello; LAGO, Neuda Alves do; OLIVEIRA, Vitalino Garcia. Um aluno formando de Letras (Inglês): quais são suas crenças acerca do processo de ensino/aprendizagem de língua inglesa? Intercâmbio, São Paulo, v. 19, p. 125-150, 2009. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19704 |
Data de publicação: | 2009 |
Aparece nas coleções: | FL - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo - Tatiana Diello Borges - 2009.pdf | 95,15 kB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons