Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19704
Tipo do documento: Artigo
Título: Um aluno formando de Letras (Inglês): quais são suas crenças acerca do processo de ensino/aprendizagem de língua inglesa?
Autor: Borges, Tatiana Diello
Lago, Neuda Alves do
Oliveira, Vitalino Garcia
Resumo: Neste trabalho, apresentamos as crenças de um formando em Letras de uma universidade federal sobre ensino/aprendizagem de inglês. Como base teórica, utilizamos estudos na área do ensino e aprendizagem de língua estrangeira, com foco nas crenças. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, e os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: questionário semi-aberto, narrativa e entrevista semi-estruturada. Os resultados apontam que o participante acredita que: a gramática não é relevante naquele processo, o trabalho em grupo é importante, e o bom aprendiz é “aquele que presta atenção no seu professor”.
Abstract: The aim of this paper is to present a senior student’s beliefs about the process of English teaching/learning in the Modern Languages course. The research has as theoretical framework studies in the area of teaching/learning foreign languages which focus on beliefs. As methodology, the case study was chosen and the following instruments for data collection were used: semi-open questionnaire, narrative and semi-structured interview. The results suggest these participant beliefs: grammar is not relevant in that process, group work is quite important, and the good language learner is the one that “pays attention to his teacher”.
Palavras-chave: Crenças
Beliefs
Ensino e aprendizagem de língua inglesa
Formação de professores
English language teaching and learning
Teachers’ formation
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Letras - FL (RG)
Citação: BORGES, Tatiana Diello; LAGO, Neuda Alves do; OLIVEIRA, Vitalino Garcia. Um aluno formando de Letras (Inglês): quais são suas crenças acerca do processo de ensino/aprendizagem de língua inglesa? Intercâmbio, São Paulo, v. 19, p. 125-150, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19704
Data de publicação: 2009
Aparece nas coleções:FL - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Tatiana Diello Borges - 2009.pdf95,15 kBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons