Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19705
Tipo do documento: Artigo
Título: Crenças de uma professora de língua inglesa acerca do ensino/aprendizagem desse idioma
Título(s) alternativo(s): Beliefs of a teacher of english language about teaching / learning that language
Autor: Borges, Tatiana Diello
Oliveira, Vitalino Garcia
Lago, Neuda Alves do
Resumo: O objetivo deste artigo é relatar os resultados obtidos em uma pesquisa realizada para a Prática como Componente Curricular do curso de Letras/Inglês da Universidade Federal de Goiás, Campus Jataí – GO. Neste estudo, procurou-se analisar as crenças de uma professora de inglês em serviço sobre o processo de ensino/aprendizagem desse idioma. O aparato teórico apoiou-se em estudos da área de ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras que tiveram como foco de investigação a questão das crenças. A metodologia escolhida foi o estudo de caso e os seguintes instrumentos de coleta de dados foram utilizados: um questionário e observação de aulas. Os resultados sugerem a crença da participante de que a gramática não seja a parte mais importante no ensino de inglês, que o lúdico e a pronúncia devem estar sempre presentes e que é possível aprender esta língua na escola pública.
Abstract: The aim of this paper is to report the results of a research carried out to be counted as Prática como Componente Curricular (Trainingship as a Syllabus Element) of Modern Languages Course from Universidade Federal de Goiás – Campus Jataí – Goiás. In this study, we analyzed the beliefs of an in-service English teacher concerning the teaching/learning process of that language. As the basis for this research, we used studies regarding foreign language teaching/learning whose aim was investigating the issue of beliefs. We chose the case study as methodology and the following instruments to collect the data: a questionnaire and classroom observation. The results suggest the participant’s belief that grammar is not the most crucial part in English teaching, that fun and pronunciation must be present and that it is possible to learn this language in public schools.
Palavras-chave: English language teaching/learning
Ensino/aprendizagem de inglês
Crenças
Professor
Teacher
Beliefs
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Letras - FL (RG)
Citação: BORGES, Tatiana Diello Borges; OLIVEIRA, Vitalino Garcia; LAGO, Neuda Alves do. Crenças de uma professora de língua inglesa acerca do ensino/aprendizagem desse idioma. Entretextos, Londrina, v. 7, n. 1, p. 204-220, jan./dez. 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19705
Data de publicação: Dez-2007
Aparece nas coleções:FL - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Tatiana Diello Borges - 2007.pdf201,96 kBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons