Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19706
Tipo do documento: Artigo
Título: Aspectos psicológicos e lingüísticos do lidar com uma língua estrangeira: crenças de dois professores concernentes ao ensino e aprendizagem de inglês
Título(s) alternativo(s): Psycological and linguistic aspects of how to deal with a foreign language: two teachers' belief concerning to the english teaching – learning process
Autor: Oliveira, Vitalino Garcia
Borges, Tatiana Diello
Lago, Neuda Alves do
Resumo: Este artigo relata os resultados obtidos em uma pesquisa com base nos pressupostos da Psicologia e da Lingüística, em que buscou-se analisar as crenças de dois professores de inglês em serviço sobre o processo de ensino/aprendizagem desse idioma. O referencial teórico apoiou-se em estudos da área de ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras que tiveram como foco de investigação o construto crenças. A metodologia escolhida foi o estudo de caso e os seguintes instrumentos de coleta de dados foram utilizados: questionário do tipo semi-aberto, observações de aulas e diário. Os resultados indicam que os participantes apresentam algumas crenças em comum e outras contrastantes, e que a formação específica na área ou a falta dela influencia sua prática docente.
Abstract: This paper reports the results of a research carried out on the basis of Psychology and Linguistics theories, in which we aimed at analyzing the beliefs of two inservice English teachers concerning the teaching/learning process of that language. As the fundament for this research, we used studies regarding foreign language teaching/learning whose aim was investigating the issue of beliefs. We chose the case study as methodology and the following instruments to collect the data: questionnaire, classroom observation, and journal. The results show that participants have similar and distinct beliefs, as well as the fact that an English teaching major degree or its absence influences their teaching practice.
Palavras-chave: English teaching/learning
Ensino/aprendizagem de inglês
Beliefs
Teacher
Teaching formation
Crenças
Professor
Formação específica
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Letras - FL (RG)
Citação: BORGES, Vitalino Garcia; OLIVEIRA, Tatiana Diello; LAGO, Neuda Alves do. Aspectos psicológicos e lingüísticos do lidar com uma língua estrangeira: crenças de dois professores concernentes ao ensino e aprendizagem de inglês. Travessias, Cascavel, v. 1, n. 1, p. 1-25, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19706
Data de publicação: 2007
Aparece nas coleções:FL - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Vitalino Garcia Oliveira - 2007.pdf211,28 kBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons