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Tipo do documento: Artigo
Título: Ensino da língua portuguesa no ensino médio a partir da pedagogia de projetos
Autor: Sousa Filho, Sinval Martins de
Baú, Maria de Fátima Furtado
Resumo: Minha Autoria, desenvolvido em uma turma de segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública da região Oeste de Goiânia, objetivamos descrever e analisar aspectos preliminares da proposta de ensino intitulada Pedagogia de Projetos aplicada ao estudo do gênero discursivo conto para o desenvolvimento do curso de língua portuguesa numa escola da rede estadual de ensino do Estado de Goiás. Serviram de orientação ao estudo conceitos tais como Pedagogia de Projetos, dialogismo, educação bancária, educação problematizadora, linguagem, oralidade/escuta, leitura, escrita, análise linguística, gênero do discurso, os quais foram evidenciados dentro de uma abordagem dialógica, pautada nos estudos de Freire, Bakhtin e Vigotski. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação colaborativa. Os dados que serviram de referência para as considerações foram coletados durante a realização do Projeto Minha Autoria, o qual foi realizado no quarto bimestre de 2013. A análise demonstra que os alunos retomam as orientações dadas pelas professoras aos grupos durante as tarefas e, por isso, dependem da mediação efetiva do docente. Também, fica evidente que a intervenção das professoras durante o processo de preparação, bem como no momento da produção verbal – em suas diversas modalidades – é necessária para que os objetivos sejam atingidos.
Abstract: This article discusses the (re)meaning of the learning process teaching in public schools in the light of the proposal of Education Project. Introducing the first time, the historic process of how the surge of Education Project and a second time their contributions to the reality of education within the public school of Goiânia – Goiás, in a report summarizing experience in the classroom. Are the guidance to study concepts such as Education Project, dialogism, banking education, problem-based education, language, which were highlighted in a dialogical approach, based on studies Freire, Bakhtin and Vigotski. The methodology used was the collaborative action research. The analysis shows that students take over the guidance given by teachers to groups during the tasks and are therefore dependent on the effective teaching mediation. Also, it is clear that the intervention of the teachers during the preparation process as well as at the time of verbal production – in its various forms – is necessary so that the objectives are met.
Palavras-chave: Pedagogia de projetos
Desenvolvimento linguístico
Gênero conto
Ensino e aprendizagem
Education project
Significant learning
Proposed interdisciplinary
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Letras - FL (RG)
Citação: SOUSA FILHO, Sinval Martins de Sousa; BAÚ, Maria de Fátima Furtado. Ensino da língua portuguesa no ensino médio a partir da pedagogia de projetos. Scripta, Belo Horizonte, v. 19, n. 36, p. 151-172, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5752/P.2358-3428.2015v19n36p151
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Identificador do documento: 10.5752/P.2358-3428.2015v19n36p151
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19728
Data de publicação: 2015
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