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Tipo do documento: Artigo
Título: O best-seller e a formação do gosto pela leitura dos jovens leitores
Título(s) alternativo(s): The best-seller and the formation of the taste for reading give young readers
Autor: Lima, Sirleide de Almeida
Souza, Agostinho Potenciano de
Corsi, Solange da Silva
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar como a mídia editorial, pela força dos best-sellers, influencia na formação do gosto dos jovens leitores. Tomando como base as pesquisas de Manguel (1997), Chartier (1999) e Darnton (2010), é traçado um breve panorama histórico das incursões culturais, sendo também abordada a forma como são utilizadas as categorias de lugar e de espaço (De Certeau, 2012), focando-se no ambiente da livraria, espaço de leitura bastante visitado pelo jovem leitor. Discutem-se ainda questões como a do livro como signo ideológico (Bakhtin, 2010), o livro como mercadoria (Lajolo e Zilberman, 2001) e a leitura dos best-sellers, gênero que é tido como preferido do público juvenil, conforme revelam os dados nas pesquisas realizadas por Corsi (2010) e Lima (2013). Ressalta-se, pois, nos discursos dos estudantes, a forte influência dos best-sellers que se fazem presentes nas livrarias e nas escolas e tanto contribuem para a formação leitora dos discentes. Os resultados apontam que a escola e, sobretudo, a mídia, exercem papéis determinantes na formação do gosto e da prática de leitura dos jovens.
Abstract: This study aims to analyze how the influence editorial media in shaping of youngreaders way. It is noteworthy, therefore, the strong influence of best-sellers and discourses that are present in schools and both contribute to the reader graduating students. Thus, based Manguel (1997), Chartier (1999) and Darnton (2010) is plotted a brief historical overview of cultural incursions, focusing on the environment bookstore, reading space visited by the very young reader. We discuss further issues like the book as ideological sign (Bakhtin, 2012), the book as a commodity (Lajolo and Zilberman, 2001) and the reading of best-sellers, genre that is considered preferred by the youngsters. As data in research conducted by Corsi (2010) and Lima (2013). The results show that the school and especially the media exert decisive roles in the formation of way and reading practice for young people.
Palavras-chave: Leitura
Reading
Best-sellers
Jovens leitores
Book
Best-sellers
Young readers
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Letras - FL (RG)
Citação: LIMA, Sirleide de Almeida; SOUZA, Agostinho Potenciano de; CORSI, Solange da Silva. O best-seller e a formação do gosto pela leitura dos jovens leitores. Revista Eco-Pós, Rio de Janeiro, v. 18, n. 1, p. 190-204, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.29146/eco-pos.v18i1.1387
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Identificador do documento: 10.29146/eco-pos.v18i1.1387
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19783
Data de publicação: 2015
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