Pensamento computacional

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021

Autores

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Cegraf UFG

Resumo

Descrição

Prezado(a) Participante, Seja bem-vinda(o) ao Microcurso Pensamento Computacional! A implementação da Saúde Digital no Brasil inclui um conjunto de ações de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). A efetividade dessas ações depende da capacitação de profissionais da saúde e de gestores de saúde, o que motiva a criação do presente Microcurso. Este documento contém um conjunto simplificado, mas, ao mesmo tempo, coerente e coeso de informações, além de referências relevantes para a compreensão do pensamento computacional. O que é pensamento computacional? Todo o conteúdo deste documento vai contribuir com essa definição, mas é possível oferecer uma orientação preliminar. Pensamento Computacional é apresentado como ferramenta para explicar/entender como os computadores funcionam e a tecnologia disponível tanto para o projeto (design) de software quanto para a solução de problemas. Isso inclui a compreensão dos limites da computação. Dito de outra forma: como os computadores funcionam (mecanismo e funcionamento; como são controlados por algoritmos, como podemos expressar algoritmos em uma linguagem de programação, como podemos combinar vários módulos de software em um sistema funcionando); o que pode ser projetado/desenvolvido (sensibilidade para entender o contexto no qual usuários atuam; noção da tecnologia disponível e de projeto/desenvolvimento de software para realizar um trabalho ou resolver um problema). Bom proveito!

Palavras-chave

Estudo e ensino, Sistema de computação, Inteligência artificial, Saúde digital, Programação de sistemas, Engenharia de software, Saúde, Programa Educacional em Saúde Digital da Universidade Federal de Goiás

Citação

ZARA, Ana Laura de Sene Amâncio (org.) et al. Pensamento computacional. Goiânia: Cegraf UFG, 2021. E-book (52p.). ISBN 978-85-495-0363-3. Disponível em: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19813. Acesso em: 27 ago. 2021.