Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19831
Tipo do documento: Artigo
Título: Reconhecer-se como brasileiro ao conhecer a heterogeneidade linguístico-cultural hispano-americana
Título(s) alternativo(s): To recognize ourselves while recognizing linguistic and cultural heterogeneity in hispanic america
Autor: Lima, Lucielena Mendonça de
Resumo: Este artigo tem o objetivo de discutir os conceitos relacionados com a Educação Intercultural aplicados ao processo de ensino/aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE) no ensino médio brasileiro. Discutem-se, ainda, as bases teórico-metodológicas do documento Orientações Curriculares para o Ensino Médio- Espanhol (MEC, 2006). Apresentam-se, também, algumas sugestões de temas que podem ser trabalhados na sala de aula de E/LE para fomentar o conhecimento da heterogeneidade linguístico-cultural hispano-americana com o objetivo de reconhecer-se como cidadão brasileiro.
Abstract: This article aims at discussing the conceptions related to Intercultural Education which are applied to the learning-teaching process of Spanish as a Foreign Language (S/FL) in the Brazilian secondary school. The theoretical and methodological bases of the document Orientações Curriculares para o Ensino Médio- Espanhol (MEC, 2006) are also considered. Some suggestions concerning themes that can be studied in the classroom of S/FL are presented too, and this sort of work intends to foster knowledge about the Hispanic-American linguistic and cultural heterogeneity with the aim of leading the learners to recognize themselves as Brazilian citizens.
Palavras-chave: Ensino de espanhol
Interculturalidade
Heterogeneidade
The teaching of Spanish
Heterogeneity
Interculturality
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Letras - FL (RG)
Citação: LIMA, L. M. Reconhecer-se como brasileiro ao conhecer a heterogeneidade linguístico-cultural hispano-americana. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 50, n. , p. 45-53, jan,/jun. 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.1590/S0103-18132011000100003
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Identificador do documento: 10.1590/S0103-18132011000100003
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19831
Data de publicação: Jun-2011
Aparece nas coleções:FL - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Lucielena Mendonça de Lima - 2011.pdf668,99 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons