Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19834
Tipo do documento: | Artigo |
Título: | O campo de estágio como objeto de pesquisa durante o estágio supervisionado de espanhol na Faculdade de Letras da UFG |
Autor: | Silva, Cleidimar Aparecida Mendonça e Lima, Lucielena Mendonça de |
Resumo: | estrangeira (E/LE) no Brasil exige do futuro professor dessa língua uma formação cada vez mais abrangente e qualificada. O estágio, como etapa relevante nessa formação, é considerado no curso de Letras / Espanhol da UFG como uma “atitude investigativa, que envolve a reflexão e a intervenção na vida da escola”, nos termos de Pimenta e Lima (2004, p.34). Assim, o objetivo deste artigo é relatar a experiência em dois campos de estágio em 2006 (um colégio público estadual de Goiânia e o CEPAE1), que culminou na elaboração de trabalhos finais, os quais problematizaram questões relativas aos processos de ensino e aprendizagem de E/LE, entre elas: inclusão social, motivação, integração das quatro habilidades linguísticas, variedades sociolinguísticas, temas transversais, estágios de interlíngua, interculturalidade. |
Abstract: | language in Brazil (S/FL) requires more academic and professional qualifications for the future Spanish teacher. The internship, as an important stage of second language teacher education, is considered at the Letras/Spanish course at UFG as ‘an investigative attitude which involves reflection and intervention in the school life’, according to Pimenta and Lima (2004, p. 34). The aim of this article is to describe and discuss the experiences in 2006 in two different internship settings: a state public school in Goiânia and CEPAE (Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação). Based on these experiences, the papers written for the internship point out different issues concerned with learning and teaching Spanish, such as social inclusion, motivation, the four linguistic skills integration, sociolinguistic varieties, cross-sectional themes, interlanguage stages, interculturality and so on. |
Palavras-chave: | Estágio Ensino e aprendizagem de E/LE Internship Pesquisa Research Teaching and learning process Spanish as a Foreign Language (S/FL) |
País: | Brasil |
Unidade acadêmica: | Faculdade de Letras - FL (RG) |
Citação: | SILVA, Cleidimar Aparecida Mendonça e; LIMA, Lucielena Mendonça de. O campo de estágio como objeto de pesquisa durante o estágio supervisionado de espanhol na Faculdade de Letras da UFG. Pesquisas em Discurso Pedagógico, Rio de Janeiro, v. 1, p. 1-10, 2010. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Identificador do documento: | 10.17771/PUCRio.PDPe.16051 |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
Identificador do documento: | 10.17771/PUCRio.PDPe.16051 |
URI: | http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19834 |
Data de publicação: | 2010 |
Aparece nas coleções: | FL - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo - Cleidimar Aparecida Mendonça e Silva - 2010.pdf | 428,54 kB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons