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Tipo do documento: Artigo
Título: Fenômeno do bilingüismo na sociedade Karajá e no processo escolar
Autor: Silva, Maria do Socorro Pimentel da
Resumo: Neste trabalho tratamos do bilingüismo na sociedade Karajá, bem como as causas e conseqüências geradas por esse fenômeno, em decorrência de uma relação discursiva assimétrica e diglóssica desses indígenas com a sociedade não-indígena. Os Karajá vivem hoje em 12 aldeias, cada uma apresentando uma situação sociolingüística distinta, mas todas elas têm experimentado, ao longo dos anos, a imposição de valores culturais externos, que tem contribuído com a desvalorização de sua língua materna e até mesmo a perda de espaços discursivos a ela reservada. Em muitas comunidades Karajá, a língua materna está ameaçada de extinção. Muitos de seus membros, principalmente os jovens, são hoje monolíngües em língua portuguesa, situação que compromete a sobrevivência dessa língua nesse contexto.
Abstract: En ese trabajo tratamos del bilingüismo en la sociedad Karajá, como así también sobre las causas y consecuencias generadas por este fenómeno, como resultado de una relación discursiva asimétrica y diglósica de esos indígenas con la sociedad no-indígena. Los Karajá viven, hoy, en doce comunidades, cada cual con una distinta situación sociolingüística, pero todas ellas han experimentado, al paso de los años, la imposición de valores culturales externos, que ha contribuido con la depreciación de su lengua materna y, hasta mismo, la pérdida de espacios discursivos a ella reservados. En muchas comunidades Karajá, la lengua materna se encuentra amenazada de extinción. Muchos de sus miembros, principalmente los jóvenes, son hoy monolingües en lengua portuguesa, situación esa que compromete la supervivencia de la lengua indígena en ese contexto.
Palavras-chave: Karajá
Bilingüismo
Perda lingüística
llave Karajá
Bilingüismo
Perdida lingüística
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Letras - FL (RG)
Citação: SILVA, Maria do Socorro Pimentel da. Fenômeno do bilingüismo na sociedade Karajá e no contexto escolar. LIAMES: línguas indígenas americanas, Campinas, v. 4, n. 1, p. 123-130, 2004.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.20396/liames.v4i1.1430
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Identificador do documento: 10.20396/liames.v4i1.1430
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19836
Data de publicação: 2004
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