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Tipo do documento: Artigo
Título: Docentes investigadores de programas de Pós-graduação em educação no Brasil: estudo sobre o uso de recursos informáticos no processo de pesquisa
Título(s) alternativo(s): Researchers teachers of graduate programs in education in Brazil: a study on the use of computer resources in the research process
Autor: Gonçalves, Ricardo Antonio
Souza, Teixeira Francislê Neri de
Vieira, Rui Marques
Resumo: Este estudo propõe compreender o perfil dos docentes brasileiros em relação ao uso de recursos tecnológicos, mais especificamente os computacionais, no âmbito de suas investigações. Para eleger os sujeitos da pesquisa, optou-se por inquirir, a partir da aplicação de questionários, um grupo representativo de investigadores da área de Educação ligados a programas de Pós-Graduação em nível de mestrado e doutorado de diferentes Instituições de Ensino Superior, referenciadas pelo Ministério da Educação do Brasil como programas de excelência. A base de análise partiu da abordagem quantitativa em um estudo de caráter exploratório a partir de multiplicidades de dimensões de conteúdos presentes nos posicionamentos e ideias dos sujeitos pesquisados. Como orientação dos procedimentos metodológicos buscou-se na literatura as bases e fundamentos epis temológicos acerca de princípios e processos tecnológicos, a partir de um contexto histórico, bem como documentos oficiais para fundamentação política. Como principais resultados, foi possível identificar concentração dos programas de mestrados e doutorados em Educação, de excelência, na Região Sudeste do Brasil; presença de novos docentes, em tempo no programa e em idade; forte correlação entre a idade dos docentes inqueridos com o período de formação em nível de graduação, com correlação reduzida em nível de mestrado e não confirmada em nível de doutora do; utilização de bases eletrônicas de dados pela maioria absoluta dos docentes pesquisados, e de softwares no âmbito de suas pesquisas, valendo-se de pesquisas mistas (quali-quantitativa), com apoio de recursos informatizados.
Abstract: This study aims to understand the profile of Brazilian teachers regarding the use of technological resources, specifically computer as part of their investigations. To elect the subjects, it was decided to inquire from the questionnaires, a representative group of researchers in the field of Education related to graduate programs at Masters level and Ph.D. from different Higher Education Institutions, referenced by the Ministry of Education of Brazil as excellent programs. The basis of the quantitative analysis was based approach in a study of exploratory from the multiplicities of the dimensions of content present in the positions and ideas of the subjects studied. As a guide the methodological procedures sought in the literature and epistemological bases about principles and technological processes, from a historical context, as well as official documents for political reasons. As main results, we could identify concentrations of masters and doctoral programs in Education, excellence, in southeastern Brazil; presence of new professors in the program time and age; strong correlation between the age of the surveyed teachers with the training period at the undergraduate level, with reduced level of uncommitted master and doctoral-level correlation; use of electronic databases by the absolute majority of teachers surveyed, and software within their research, making use of (qualitative and quantitative) joint research with the support of computer resources.
Palavras-chave: Perfil docente
Programas e pós-graduação em educação
Processos de pesquisa
Software de apoio à análise de dados
Teacher profile
Programs and graduate education
Research processes
Software to support data analysis
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - FE (RG)
Citação: GONÇALVES, Ricardo Antonio; SOUZA, Teixeira Francislê Neri de; VIEIRA, Rui Marques. Docentes investigadores de programas de Pós-graduação em educação no Brasil: estudo sobre o uso de recursos informáticos no processo de pesquisa. Avaliação: revista da avaliação da educação superior, Sorocaba, v. 20, n. 3, p. 741-768, nov. 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.1590/S1414-40772015000300011
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Identificador do documento: 10.1590/S1414-40772015000300011
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19858
Data de publicação: Nov-2015
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