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Tipo do documento: TCC
Título: O significado da entrada e permanência de estudantes indígenas nas universidades públicas Brasileiras – “programa de índio” é estudar: a UFG em questão
Autor: Karajá, Vanessa Hãtxu de Moura
Primeiro orientador: Gomide, Cristina Helou
Primeiro membro da banca: Gomide, Cristina Helou
Tamaso, Izabela Maria
Baptista, Jean Tiago
Ribeiro, Miriam Bianca do Amaral
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo refletir e analisar a presença indígena na Universidade e mostrar a importância das epistemologias nativas dos povos indígenas brasileiros. O título refere-se a este processo dos indígenas no espaço acadêmico que envolve saberes e fatores que influenciam a sua permanência e também a sua evasão. Nessa perspectiva o presente trabalho é estruturado por uma introdução e dois capítulos. Na introdução, a trajetória da autora é o fio condutor da reflexão e analise da presença de estudantes indígenas na Universidade. O primeiro capítulo busca compreender o significado e implicações da Universidade para os povos originários e as diferentes concepções sobre ciência indígena e não indígena. O segundo capítulo destaca o Programa UFGInclui implementado na Universidade Federal de Goiás em 2008; expõe a forma de ingresso neste programa e a estratégia para permanecia ou evasão para os estudantes indígenas. Metodologicamente essa pesquisa utiliza abordagem qualitativa. Como instrumento para coleta de dados se apoia na revisão de literatura, na análise de publicações de autores indígenas e não indígenas, priorizando os primeiros. Ressaltamos que “Programa de Índio” é estudar! Reivindicando nossos direitos originários, lutamos e somos RESISTÊNCIA.
Abstract: The work of this course; in conclusion, aims at reflecting and analyzing the Indigenous presence at the University level and at demonstrating the importance of the Indigenous epistemologies of Brazilian Indigenous peoples. In this way, the title refers to the process of Indigenous people in the academic space that involves knowledge and factors that influence their permanence or evasion. From this perspective, the present work is structured within the introduction and the two chapters. In the introduction, the trajectory of the author is the guiding thread to reflect and analyze the presence of Indigenous students at the University. The first chapter seeks to understand the meaning and implications of the University for the Original. peoples and the different concepts about the Indigenous and non-indigenous science. The second chapter highlights the “UFGInclui Program” implemented at the Federal University of Goiás in 2008; it exposes, to the Indigenous students, how to enter and the strategy to remain or to evade this program. Methodologically, this research is configured as a qualitative approach. It uses as a tool for data collection the literature review and the analysis of publications by Indigenous and non-indigenous authors, but prioritizing the former. Lastly, it emphasizes that “Programa de Índio” is to study! To claim our original rights is to fight and to remain as a force of RESISTANCE.
Palavras-chave: Universidade
Povos indígenas
Ciência
Políticas públicas
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - FE (RG)
Nome do curso: Pedagogia (RG)
Citação: KARAJÁ, Vanessa Hãtxu De Moura. O significado da entrada e permanência de estudantes indígenas nas universidades públicas Brasileiras – “programa de índio” é estudar: a UFG em questão. 2021. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19894
Data de publicação: 14-Mai-2021
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