Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19895
Tipo do documento: TCC
Título: Era uma vez... um bebê e seu livro: a contribuição da literatura e da literatura infantil para a formação humana dos bebês e crianças bem pequenas
Título(s) alternativo(s): Once upon a time... a baby and his book: the contribution of literature and children's literature to the human formation of babies and very young children
Autor: Santana, Samira Vieira Costa
Primeiro orientador: Viana, Cynthia Maria Jorge
Primeiro membro da banca: Giraldi, Luciana Ponce Bellido
Viana, Cynthia Maria Jorge
Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir, a partir de estudos da área, a literatura e os bebês, assim como problematizar as possibilidades de mediação das famílias e dos professores e refletir sobre a potencialidade da literatura, especialmente da literatura infantil, na formação humana de bebês e de crianças bem pequenas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica que se baseia em estudos e referenciais relacionados ao tema e em fontes teóricas que envolvem artigos, livros e pesquisas acadêmicas. Pensa-se que a produção científica sobre esse tema é um indicativo de sua importância social e acadêmica. As principais referências discutidas neste trabalho foram as obras “A casa imaginária: leitura e literatura na primeira infância”, de Reys (2010) e “Problemas da literatura infantil”, de Meireles (2016); e artigos científicos, dentre eles, “Literatura para a infância no jardim de infância: contributos para o desenvolvimento da criança em idade pré-escolar”, de Mendes e Velosa (2016). Para que se entenda a importância da literatura na vida dos bebês e a mediação da família e dos educadores, divide-se o trabalho em dois capítulos: no primeiro, discute-se a relação entre literatura e formação humana, traçando um panorama sobre a história da literatura infantil e seu papel na formação humana dos bebês; no segundo capítulo, reflete-se sobre a mediação literária para os bebês, a partir do contato com a família e o com papel do(a) professor(a). Desse modo, o presente trabalho traz uma reflexão sobre a importância e necessidade de a literatura estar presente na vida das pessoas desde a mais tenra idade.
Abstract: This paper aims to discuss, based on studies in the field, literature and babies, as well as prob- lematize the possibilities of mediation by families and teachers and reflect on the potential of literature, especially children's literature, in the human development of babies and very young children. This is a qualitative bibliographical research that is based on studies and references related to the theme and on theoretical sources that involve articles, books, and academic research. It is thought that the scientific production on this theme is an indication of its social and academic importance. The main references discussed in this work were the works "A casa imaginária: leitura e literatura na primeira infância", by Reys (2010) and "Problemas da literatura infantil", by Meireles (2016); and scientific articles, among them, “Literatura para a infância no jardim de infância: contributos para o desenvolvimento da criança em idade pré- escolar”, by Mendes and Velosa (2016). In order to understand the importance of literature in the lives of babies and the mediation of the family and educators, the paper is divided into two chapters: the first discusses the relationship between literature and human formation, outlining an overview of the history of children's literature and its role in the human formation of babies; the second chapter reflects on literary mediation for babies, based on contact with the family and the role of the teacher. Thus, this paper reflects on the importance and need for literature to be present in the lives of people from the earliest ages.
Palavras-chave: Literatura
Literatura infantil
Bebês
Formação humana
Mediadores
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - FE (RG)
Nome do curso: Pedagogia (RG)
Citação: SANTANA, Samira Vieira Costa. Era uma vez... um bebê e seu livro: a contribuição da literatura e da literatura infantil para a formação humana dos bebês e crianças bem pequenas. 2021. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19895
Data de publicação: 31-Mai-2021
Aparece nas coleções:FE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Pedagogia - Samira Vieira Costa Santana - 2021.pdf534,6 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons