Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19896
Tipo do documento: TCC
Título: A importância da literatura na educação infantil e a formação de leitores
Título(s) alternativo(s): The inportance of literature in child education and the formation of readers
Autor: Corrêa, Francilda Cassia
Primeiro orientador: Viana, Cynthia Maria Jorge
Primeiro membro da banca: Bittar, Mona
Viana, Cynthia Maria Jorge
Resumo: O presente trabalho desenvolve-se como uma pesquisa bibliográfica e tem o intuito de discutir a relação entre a literatura infantil e a educação. Por muitas vezes, quando se fala em literatura na escola, logo se pensa em uma ferramenta para auxiliar na apreensão de conteúdos relacionados à língua portuguesa ou como uma forma de se ensinar códigos morais. Esse trabalho pretende refletir sobre a literatura como expressão artística e como ela pode estar na escola e ser oferecida aos educandos respeitando essa visão. O primeiro capítulo discute, a partir das contribuições de Ariès (1986), a infância como a conhecemos hoje e, com Lajolo e Zilberman (2007), reflete sobre o surgimento da literatura voltada às crianças e como esta nasceu com o caráter de ser um produto para ser consumido por elas e como instrumento de moralização, até constituir-se como um gênero literário específico. No segundo capítulo, discute-se, a partir de Valdez (2018), as possibilidades e potencialidades da literatura na vida das crianças, apresentando o livro de maneira prazerosa e significativa. Também são discutidas, seguindo artigos de Martins e Souza (2015), Sousa (2016), Barbosa, Formiga e Inácio (2015) e Anjos e Vieira (2015), as adequações necessárias e as práticas pedagógicas para se trabalhar efetivamente a literatura em sala de aula, apresentando aos educandos esta forma de arte da melhor maneira possível, já que para muitas crianças, o contato com a literatura acontece de maneira mais significativa na escola.
Abstract: This paper is developed as a bibliographical research and aims to discuss the relationship between children's literature and education. Many times, when literature is mentioned at school, people think of it as a tool to help the apprehension of contents related to the Portuguese language or as a way to teach moral codes. This paper intends to reflect on literature as an artistic expression and how it can be offered to students at school, respecting this vision. The first chapter discusses, based on the contributions of Ariès (1986), childhood as we know it today and, with Lajolo and Zilberman (2007), they reflect on the emergence of literature aimed at children. The first chapter of this study discusses, based on the contributions of Ariès (1986), childhood as we know it today and, with Lajolo and Zilberman (2007), reflections on the emergence of literature aimed at children. In this perspective, how it was created to work as a product to be consumed by them, as well as an instrument of moralization until it became a specific literary genre. The second chapter discusses, based on Valdez (2018), the possibilities and potentialities of literature in children's lives, presenting the book in a pleasurable and meaningful way. Also discussed, following articles by Martins and Souza (2015), Sousa (2016), Barbosa, Formiga and Inácio (2015) and Anjos and Vieira (2015), the necessary adjustments and pedagogical practices to effectively work literature in the classroom, presenting to the students this art form in the best possible way, since for many children, the contact with literature happens in a more meaningful way at school.
Palavras-chave: Infância
Literatura
Escola
Formação de leitores
Práticas literárias
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - FE (RG)
Nome do curso: Pedagogia (RG)
Citação: CORRÊA, Francilda Cassia. A importância da literatura na educação infantil e a formação de leitores. 2021. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19896
Data de publicação: 10-Jun-2021
Aparece nas coleções:FE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Pedagogia - Francilda Cassia Corrêa - 2021.pdf1,44 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons