Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19897
Tipo do documento: TCC
Título: Afrobetizar: personagens negros na obra de Kiusam de Oliveira
Título(s) alternativo(s): Afrobetizar: black characters in the work of Kiusam de Oliveira
Autor: Silva, Jaqueline Silvestre
Primeiro orientador: Pietrafesa, José Paulo
Primeiro membro da banca: Pietrafesa, José Paulo
Silva, Kellen Cristina Prado da
Souza, Érika Fernanda Pereira de
Resumo: Este trabalho tem como título “Afrobetizar: personagens negros na obra de Kiusam de Oliveira”, surgiu das inquietações ao observar a literatura infantil que é um instrumento tão presente no trabalho pedagógico. Faz um breve traçado histórico ressaltando os pontos relevantes do caminho que o negro percorreu na história do Brasil, seus entraves para acessar a educação, racismo estrutural e institucional, e como estas questões refletem no contexto escolar. Tem como objetivo principal abordar “afrobetizar” como um novo conceito de ensino-aprendizagem que envolve a história e cultura afro-brasileira e africana, sendo esta nova de atuação uma possibilidade de educação antirracista na prática. Possui os objetivos específicos de compreender como o racismo afeta a educação e refletir como a literatura infantil interfere na formação de leitores na primeira infância. O fato de poucos personagens negros aparecem nas histórias infantis, notou-se que isso se aproxima da ausência deles nos livros e/ou reforça estereótipos e concepções ruins de ser negro. Em contrapartida o trabalho busca realçar a importância de Kiusam de Oliveira como autora negra, educadora e criadora de conteúdos que são relevantes para derrubar paradigmas sobre a identidade negra na infância e combater o racismo. Ela retrata personagens negros de forma positiva em sua obra, e dá protagonismo e representatividade para eles. Foram analisadas duas obras da autora: os livros O mundo no black power de Thayó e O black power de Akin, ambas com protagonistas negros que têm suas trajetórias marcadas por seus cabelos crespos no penteado black power.
Abstract: The title of this work is “Afrobetizar: black characters in the work of Kiusam de Oliveira”, it arose from the concerns of observing children's literature, which is such a present instrument in pedagogical work. It makes a brief historical outline highlighting the relevant points of the path that black people have taken in the history of Brazil, their obstacles to accessing education, structural and institutional racism, and how these issues reflect in the school context. Its main objective is to approach “afrobetizar” as a new concept of teaching-learning that involves Afro- Brazilian and African history and culture, with this new approach being a possibility of anti-racist education in practice. It has the specific objectives of understanding how racism affects education and reflecting on how children's literature interferes in the formation of readers in early childhood. The fact that few black characters appear in children's stories, it was noted that this approximates their absence in the books and/or reinforces stereotypes and bad conceptions of being black. On the other hand, the work seeks to highlight the importance of Kiusam de Oliveira as a black author, educator and creator of content that is relevant to overturning paradigms about black identity in childhood and combating racism. She portrays black characters positively in her work, and gives them protagonism and representativeness. Two works by the author were analyzed: the books The world in Tayó’s black power and The Akin's black power, both with black protagonists whose trajectories are marked by their curly hair in a black power hairstyle.
Palavras-chave: Afrobetizar
Personagens negros
Kiusam de Oliveira
Educação antirracista
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - FE (RG)
Nome do curso: Pedagogia (RG)
Citação: SILVA, Jaqueline Silvestre. Afrobetizar: personagens negros na obra de Kiusam de Oliveira. 2020. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19897
Data de publicação: 31-Mai-2021
Aparece nas coleções:FE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Pedagogia - Jaqueline Silvestre Silva - 2021.pdf877 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons