Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19900
Tipo do documento: TCC
Título: A importância do conhecimento matemático na formação inicial da criança: problemas e perspectivas
Título(s) alternativo(s): The importance of mathematical knowledge in children`s initial education: problems and perspectives
Autor: Carvalho, Rafaela Segato de
Primeiro orientador: Corbiniano, Simone Alexandre Martins
Primeiro membro da banca: Corbiniano, Simone Alexandre Martins
Clímaco, Humberto de Assis
Resumo: Este estudo se constitui por meio da pesquisa bibliográfica, aborda a importância do conhecimento matemático na formação inicial da criança, seus problemas e perspectivas como tema que se aprofunda na Educação Matemática. Dividido em três capítulos, o trabalho menciona a história da matemática, sua importância e relação com as atividades diárias, bem como, as dificuldades e desafios. Introduz o estudo acerca do auxílio de jogos, brincadeiras e recursos audiovisuais com o intuito de contribuir com desenvolvimento da criança e, também, como modo de ampliar o conhecimento de professores em suas práticas pedagógicas. O trabalho prioriza teóricos de referência como Ubiratan D´Ambrosio, pioneiro da etnomatemática e Luiz Roberto Dante, grande educador matemático, de modo a ampliar nossa reflexão e estudos dos problemas e perspectivas na formação inicial da criança.
Abstract: This study is constituted through bibliographical research, it addresses the importance of mathematical knowledge in the initial education of children, their problems and perspectives as a theme that deepens in Mathematics Education. Divided into three chapters, the work mentions the history of mathematics, its importance and relationship to daily activities; as well as the difficulties and challenges. It introduces the study about the aid of games, games and audiovisual resources in order to contribute to the child's development, and also as a way to expand the knowledge of teachers in their pedagogical practices. The work prioritizes reference theorists such as Ubiratan D´Ambrosio, a pioneer in ethnomathematics and Luiz Roberto Dante, a great mathematical educator; in order to broaden our reflection and studies of the problems and perspectives in the initial formation of the child.
Palavras-chave: Educação matemática
Formação da criança
Séries iniciais
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - FE (RG)
Nome do curso: Pedagogia (RG)
Citação: CARVALHO, Rafaela Segato de. A importância do conhecimento matemático na formação inicial da criança: problemas e perspectivas. 2021. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19900
Data de publicação: 10-Jun-2021
Aparece nas coleções:FE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Pedagogia - Rafaela Segato de Carvalho - 2021.pdf1,53 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons