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Tipo do documento: TCC
Título: A brincadeira e os processos de socialização infantil
Autor: Miranda, Raimunda Mendes de
Primeiro orientador: Viana, Cynthia Maria Jorge
Primeiro membro da banca: Viana, Cynthia Maria Jorge
Bittar, Mona
Resumo: Esse trabalho apresenta uma pesquisa teórica bibliográfica cujo objetivo é investigar a brincadeira e os processos de socialização infantil. A importância do tema se deve ao fato de que este representa um assunto de muita relevância para a formação de pedagogos, já que as crianças, principalmente as da Educação Infantil, passam um bom tempo brincando e, com esse exercício de brincar, podem socializar com outras crianças e construir a sua visão de mundo. Para a elaboração deste trabalho, foram estudados os textos de Miranda (1989), Kramer (2006), Oliveira (1994), Kishimoto (1994), Camilo (2020) e Borba (2006), por se tratar de autoras que discutem acerca do desenvolvimento social da criança. No primeiro capítulo é dimensionada a relação entre a infância e a sociedade para se entender como funciona o seu processo de socialização. A criança aprende socialmente, mas a sociedade enxerga a criança de maneira incompleta, sem dimensionar as suas experiências sociais, principalmente quando se fala em educação. É discutido neste capítulo a socialização da criança e as possibilidades que ela apresenta. No segundo capítulo, a brincadeira é apresentada como um dos mais importantes fatores da socialização infantil, e é discutida em suas dimensões de construção de conhecimento e de socialização, além de trazer uma reflexão sobre o papel da escola e dos educadores para promovê-la sem fazer com que ela perca as suas características.
Abstract: This paper presents a theoretical bibliographical research on how play influences the child's socialization processes. The importance of the theme is due to the fact that this represents a veryrelevant subject for the formation of pedagogues, since children, especially those in early Childhood Education, spend a lot of time playing and, with this exercise of playing,they can socialize with other children and build their worldview. To prepare this paperwere studied the texts by Miranda (1989), Kramer (2006), Oliveira (1994), Kishimoto (1994), Camilo (2020), and Borba (2006), for being authors who discuss the social development of the child. In the first chapter, the relation between childhood and society is dimensioned in order to understand how their socialization process works. The child learns socially, but society sees the child in an incomplete way, without dimensioning his/her social experiences, especially when it comes to education. This chapter discusses the child's socialization and the possibilities it presents. In the second chapter, play is presented as one of the most important factors in child socialization and is discussed in its dimensions of knowledge construction and socialization, besides bringing a reflection on the role of the school and educators to promote it without making it lose its characteristics.
Palavras-chave: Infância
Desenvolvimento
Brincadeira
Jogos
Escola
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - FE (RG)
Nome do curso: Pedagogia (RG)
Citação: MIRANDA, Raimunda Mendes de. A brincadeira e os processos de socialização infantil. 2021. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19905
Data de publicação: 7-Jun-2021
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