Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19908
Tipo do documento: | TCC |
Título: | Cantando a fé: uma análise sobre os processos educacionais das músicas em um terreiro de Umbanda |
Título(s) alternativo(s): | Singing the faith: an analysis of the educational processes of music in a temple of Umbanda |
Autor: | Preto, Marícia Gabriela Morais |
Primeiro orientador: | Real, Márcio Penna Corte |
Primeiro membro da banca: | Real, Márcio Penna Corte Pires, Thaís Regina de Carvalho |
Resumo: | Este trabalho discute os processos educacionais que ocorrem em um terreiro de Umbanda por intermédio das músicas, buscando evidenciar as funções pedagógicas empregadas à religião e seu papel na comunidade como prática social. Realizamos um estudo do material litúrgico desta instituição, analisando músicas que expressam o passado colonial e as histórias de resistência dos povos escravizados. A partir de uma perspectiva educacional intercultural, ressaltamos a importância desses conhecimentos para a formação de uma sociedade mais igualitária, no sentido de defender lutas anti-racistas e a lutas contra a intolerância religiosa. Portanto, as músicas umbandistas podem contribuir nos estudos dos processos educacionais de maneira que, ao propor estar em contato com diferentes culturas, nos possibilitam aceitações que contribuem para processos de organização social das pessoas, reafirmando nossas diferenças e aprendendo a respeitá-las. |
Abstract: | This paper discusses the educational processes that take place in an Umbanda temple through music, seeking to highlight the pedagogical functions employed in religion and their role in the community as a social practice. We conducted a study of the liturgical material of this institution, analyzing songs that express the colonial past and as stories of resistance from enslaved peoples. From an intercultural educational perspective, we emphasize the importance of knowledge for the formation of a more egalitarian society, in the sense of defending antiracist struggles and struggles against religious intolerance. Therefore, Umbanda music can contribute to the study of educational processes in such a way that, by proposing to be in contact with different cultures, it allows us acceptances that contribute to the activities of people's social organization, reaffirming our differences and learning to respect them. |
Palavras-chave: | Umbanda Processos educacionais Interculturalidade Música |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Goiás |
Sigla da instituição: | UFG |
Unidade acadêmica: | Faculdade de Educação - FE (RG) |
Nome do curso: | Pedagogia (RG) |
Citação: | PRETO, Marícia Gabriela Morais. Cantando a fé: uma análise sobre os processos educacionais das músicas em um terreiro de Umbanda. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19908 |
Data de publicação: | 7-Jun-2021 |
Aparece nas coleções: | FE - Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCCG - Pedagogia - Marícia Gabriela Morais Preto - 2021.pdf | 1,1 MB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons