Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19910
Tipo do documento: TCC
Título: As contribuições de Paulo Freire para a educação de jovens e adultos
Autor: Costa, Jécyllin de Castro
Primeiro orientador: Oliveira, Sheila Santos de
Primeiro membro da banca: Oliveira, Sheila Santos de
Oliveira, Fabiane Lopes de
Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir a importância das ideais de Paulo Freire para a educação, em especial a Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de explicar os principais conceitos definidos por Freire nas obras selecionadas para a elaboração do trabalho e discutir a importância de seu “método” para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trata da história de Paulo Freire, educação de jovens e adultos, “método” Paulo Freire, analfabetismo e educação para a libertação, educação bancária, diálogo, conscientização e libertação. Para isto realizamos pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, construída por meio de uma pesquisa bibliográfica, utilizando como fonte principal as obras de Paulo Freire, Pedagogia do Oprimido (2013), Pedagogia da autonomia (2011), Educação como prática da liberdade (1967) e Conscientização: teoria e prática da libertação (2008). Consideramos as contribuições de Paulo Freire significativas, contribuiu na formação de uma pedagogia que promove a reflexão, fortaleceu a relação entre educação e formação humana e social, consolidando sua pedagogia na história da educação e se tornando sinônimo de pedagogia do amor e até hoje nos faz refletir sobre uma educação que proporcione autonomia, que possa intervir na realidade social das pessoas.
Abstract: This work aims to discuss the importance of Paulo Freire's ideas for the education, especially Youth and Adult Education (EJA), in addition to explaining the main concepts defined by Freire in the selected works for the elaboration of the job and to discuss the importance of its “method” for Youth and Adult Education (EJA). Approaches the story of Paulo Freire, youth and adult education, Paulo Freire “method”, illiteracy and education for liberation, banking education, dialogue, awareness and liberation. For this, we carried out exploratory research with a qualitative approach, built through a bibliographical research, using as main source the following works by Paulo Freire: *Pedagogy of the Oppressed (2013), Pedagogy of autonomy (2011), Education as a practice of freedom (1967) and Awareness: theory and practice of liberation (2008). We consider the significant contributions by Paulo Freire, as he contributed to the constitution of a pedagogy that promotes reflection, which advocates as fundamental the relationship between education and human and social training, for the liberation of subjects. We consider that Paulo Freire consolidated his pedagogy in the history of education and became synonymous with pedagogy of love. The author makes us reflect, until today, on an education that is based on autonomy, awareness and freedom, which enables subjects to intervene in social reality.
Palavras-chave: Paulo Freire
Educação
Educação de jovens e adultos
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - FE (RG)
Nome do curso: Pedagogia (RG)
Citação: COSTA, Jécyllin de Castro. As contribuições de Paulo Freire para a educação de jovens e adultos. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19910
Data de publicação: 7-Jun-2021
Aparece nas coleções:FE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Pedagogia - Jécyllin de Castro Costa - 2021.pdf1,57 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons