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Tipo do documento: TCC
Título: Educação, pobreza e desigualdades socioespaciais: um estudo bibliográfico
Título(s) alternativo(s): Education, poverty and socio-spatial inequalities: a bibliographic study
Autor: Conceição, Liliane Taveira
Primeiro orientador: Viana, Cynthia Maria Jorge
Primeiro membro da banca: Viana, Cynthia Maria Jorge
Ribeiro, Núbia Ferreira
Resumo: Este trabalho é um estudo bibliográfico teórico que tem como objetivo pensar as contradições sociais e investigar como as desigualdades socioespaciais e a pobreza interferem e constituem a educação. É uma pesquisa com abordagem qualitativa que parte das contribuições dos seguintes autores: Miranda (2020) e Resende e Miranda (2016) para discutir acerca da equidade, da igualdade e dos conflitos de classes; Saviani (2011) para compreender a concepção de educação; Arroyo (2015) para estabelecer o conceito de pobreza e Ribeiro e Vóvio (2017) para refletir sobre os aspectos socioespaciais e as questões atinentes ao território e a educação. No primeiro capítulo, discutem-se os problemas enfrentados pela educação por meio da pobreza e das desigualdades, fazendo uma análise dos processos históricos e políticos e das relações da sociedade de classes, bem como os conceitos de pobreza e os diferentes tipos de desigualdades. No segundo capítulo são abordadas discussões referentes à educação e como ela é perpassada pelas questões socioespaciais. Percebe-se que o território produz desigualdades educacionais e que estudantes de regiões periféricas são afetados pelas características do espaço/local onde moram, expondo que a segregação residencial gera impacto sobre o acesso de oportunidades sociais. Deste modo, algumas práticas do ambiente escolar podem reforçar a pobreza e contribuir para a reprodução das desigualdades sociais. Para estudos futuros fica evidente a necessidade de aprofundamento das políticas públicas educacionais na tentativa de elucidar como o Estado tem olhado para os territórios vulneráveis.
Abstract: This piece of work is a theoretical bibliographic study that aims towards to think about social contradictions and investigate how socio-spatial inequalities and poverty interfere and constitute education. It is a research with a qualitative approach that it gets starts from the contributions of the following authors: Miranda (2020) and Resende and Miranda (2016) to discuss about equity, equality and class conflicts; Saviani (2011) to understand the concept of education; Arroyo (2015) to establish the concept of poverty and Ribeiro and Vóvio (2017) to reflect on socio-spatial aspects and issues related to territory and education. In the first chapter, the problems faced by education through poverty and inequalities are discussed, making an analysis of the historical and political processes and the relations of different class within society, as well as the concepts of poverty and the different types of inequalities. In the second chapter, discussions regarding education and how it is permeated by socio-spatial issues are addressed. It is well noticed that the territory produces educational inequalities and that students from peripheral regions are affected by the characteristics of the space/place where they live, exposing residential segregation impacts on access to social opportunities. In this way, some practices in the school environment can reinforce poverty and contribute to the reproduction of social inequalities. For future studies, it is evident the need to deepen public educational policies in an attempt to elucidate how the State has looked at vulnerable territories.
Palavras-chave: Educação
Desigualdade
Desigualdade socioespacial
Pobreza
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - FE (RG)
Nome do curso: Pedagogia (RG)
Citação: CONCEIÇÃO, Liliane Taveira. Educação, pobreza e desigualdades socioespaciais: um estudo bibliográfico. 2021.41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19913
Data de publicação: 9-Jun-2021
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