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Tipo do documento: TCC
Título: Educação e as tecnologias digitais de informação e comunicação no contexto da pandemia de COVID-19
Autor: Souza, Daiany Alves de
Primeiro orientador: Moraes, Karine Nunes de
Primeiro membro da banca: Moraes, Karine Nunes de
Valdez, Diane
Resumo: O trabalho intitulado, Educação e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no contexto da pandemia de COVID-19. Objetivou se analisar quais as orientações da BNCC para uso das TDICS nas escolas e investigar as orientações do CNE, sobre a educação no momento da pandemia, objetivamos também observar como as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) contribuíram para o acontecimento do ensino remoto emergencial (ERE). A chegada no Corona vírus no Brasil trouxe grandes transtornos, e o sistema educacional foi muito afetado, pois com o fechamento das escolas, os professores e unidades de ensino foram obrigados a buscar outras formas de ensinar. Passou-se a utilizar de modo mais intensivo as tecnologias digitais de informação e comunicação. Sendo assim buscamos entender as orientações do CNE sobre as atividades pedagógicas não presenciais, assim como a maneira que as TDICs tem auxiliado para o acontecimento do ensino remoto emergencial e se a BNCC orientava sobre o uso das TDICs em sala de aula antes do período de crise. Para isso nos perguntamos, quais orientações para uso da TDICs nas escolas estão contidas na Base Nacional Comum Curricular? Quais as orientações contidas nos pareceres do Conselho Nacional de Educação as escolas no caso do ensino remoto emergencial? Essa pesquisa bibliográfica vinculada com a pesquisa documental, considerando que nem todo material da pesquisa passou por tratamento analítico, seguiremos nesse estudo abordagem qualitativa. A pesquisa nos revelou que na BNCC em sua quinta competência geral consta orientações para o uso das TDICs na educação, considerando diversos benefícios para o aprendizado, porém no contexto atual da educação no Brasil podemos observar que nem todas as instituições de ensino e escolas seguiram essas recomendações, podendo ser notado ao avaliar a dificuldade de muitos professores ao utilizar os recursos tecnológicos digitais nas aulas remotas. Esse estudo nos revelou que em todos os pareceres do Conselho Nacional de Educação CNE (nº 05/2020, 09/2020, 11/2020, 15/2020, 16/2020, 19/2020) que dispõe sobre a educação na pandemia, o conselho busca definir medidas que orientam às escolas, instituições de ensino e entes federados a buscar formas de evitar o retrocesso na aprendizagem, garantir o vínculo dos alunos com a escola e contato com os professores e colegas, sugerindo atividades pedagógicas não presenciais mediadas ou não por tecnologias de informação e comunicação. Porém o que identificamos até o momento é que nem todas as famílias conseguem auxiliar os filhos nas atividades escolares, muitos não tem tempo, outros não são alfabetizados, outros a internet não chega ou não possui qualidade para assistir as aulas online e fazer às pesquisas necessárias. Em muitas residências não possuem espaço adequado para a criança fazer as atividades e acompanhar as aulas online. Em muitas famílias possuem apenas um aparelho celular e nenhum computador, sendo que este é dividido com todos.
Abstract: The work entitled, Education and Digital Information and Communication Technologies in the context of the pandemic of COVID-19. It aimed to analyze what are the BNCC guidelines for the use of ICTs in schools and investigate the guidelines of the CNE, about education at the time of the pandemic, we also aimed to observe how the Digital Information and Communication Technologies (ICTs) contributed to the event of emergency remote education (ERE). The arrival of the Corona virus in Brazil brought great upheaval, and the educational system was greatly affected, because with the closing of schools, teachers and teaching units were forced to seek other ways to teach. The digital information and communication technologies were used more intensively. Therefore, we sought to understand the guidelines of the CNE about the non presential pedagogical activities, as well as the way that the ICTs have been helping the emergence of remote teaching and if the BNCC guided the use of ICTs in the classroom before the crisis period. For this we ask ourselves, what guidelines for the use of ICTs in schools are contained in the Common National Curricular Base? What are the guidelines contained in the opinions of the National Education Council to schools in the case of emergency remote education? This bibliographic research linked to documentary research, considering that not all research material has undergone analytical treatment, we will follow a qualitative approach in this study. The research revealed that the BNCC in its fifth general competence contains guidelines for the use of ICTs in education, considering several benefits for learning, but in the current context of education in Brazil we can observe that not all educational institutions and schools followed these recommendations, and can be noticed when evaluating the difficulty of many teachers to use digital technological resources in remote classes. This study revealed that in all the opinions of the National Council of Education CNE (nº 05/2020, 09/2020, 11/2020, 15/2020, 16/2020, 19/2020) that deals with education in the pandemic, the council seeks to define measures that guide the schools, educational institutions and federated entities to seek ways to avoid the regression in learning, ensure the bond of students with the school and contact with teachers and colleagues, suggesting non-face-to-face pedagogical activities mediated or not by information and communication technologies. However, what we have identified so far is that not all families are able to help their children in school activities. Many don't have time, some are not literate, others don't have Internet access or don't have the quality to watch online classes and do the necessary research. Many homes do not have an adequate space for the child to do the activities and follow the online classes. Many families have only one cell phone and no computer, which is shared with everyone.
Palavras-chave: TDICs
Ensino remoto emergencial
Educação
Pandemia
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - FE (RG)
Nome do curso: Pedagogia (RG)
Citação: SOUZA, Daiany Alves de. Educação e as tecnologias digitais de informação e comunicação no contexto da pandemia de COVID-19. 2021.49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Educação, Universidade Federa de Goiás, Goiânia, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19914
Data de publicação: 10-Jun-2021
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