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Tipo do documento: TCC
Título: Educação e desigualdade: a (re)produção do fracasso escolar no ensino básico sob o recorte de gênero e raça
Título(s) alternativo(s): Education and inequality: the (re)prodution of school failure in basic education under the gender and race cross
Autor: Freitas, Gabriel Rocha
Primeiro orientador: Viana, Cynthia Maria Jorge
Primeiro membro da banca: Viana, Cynthia Maria Jorge
Faria, Gina Glaydes Guimarães de
Resumo: Este trabalho é uma pesquisa bibliográfica que objetiva investigar o fracasso escolar perpassado pelas questões de gênero e de raça na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) entre 2010 e 2020. Parte do referencial teórico de Patto (2015) para compreender de maneira crítica quanto às origens, concepções e desafios da educação e do fracasso escolar. A metodologia é composta por Gil (2002), Lima e Mioto (2007) e Oliveira (1998) que deram base para o tipo de pesquisa e Severino (2016) para orientar os momentos de leitura de textos científicos. Foram analisados 7 artigos mediante adoção de roteiro analítico e, após a análise, foram alocados em três eixos temáticos: 1) Eixo Gênero; 2) Eixo Raça; e 3) Eixo Híbrido (atravessado por ambas as categorias). Os resultados referendam que a proximidade entre escola e família possui um papel importante para o desenvolvimento escolar das crianças. O reforço escolar aparece como estratégia para a superação do fracasso dando possibilidades de acesso ao nível superior. Ficaram evidentes as diferenças entre a socialização de crianças no ambiente escolar, no ambiente doméstico e nos demais espaços públicos urbanos que refletem no desempenho e nas projeções das futuras profissões dos estudantes. A atuação dos docentes aliada com a reformulação do currículo é um dos caminhos para superar problemas educacionais. A formação dos professores é fundamental para o combate ao racismo. Os meninos, principalmente os negros e pardos, possuem trajetórias escolares mais acidentadas. É necessária uma educação com enfoque antirracista e que seja sensível às questões de ordem racial.
Abstract: This work is a bibliographic research that aims to investigate school failure crossed by issues of gender and race in the Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) between 2010 and 2020. It emerges from the theoretical framework of Patto (2015) to critically comprehend the origins, concepts and challenges of education and fail at school. The methodology is composed by Gil (2002); Lima and Mioto (2007); Oliveira (1998) that gave the basis for the type of research and Severino (2016) to guide the moments of reading scientific texts. Were analyzed 7 articles by adopting an analytical script and after the analysis were divided into three thematic axes: 1) Gender axis; 2) Race Axis; and 3) Hybrid Axis; (crossed by both category). The results showed that the proximity between school and family plays an important role in children's school development. School reinforcement appears as a strategy for overcoming failure giving possibilities of access to higher education. Were evidenced that the differences between the socialization of children in the school environment, in the home environment and in other urban public spaces have repercussions on the performances and projections of the students' future professions. The performance of teachers combined with the reformulation of the curriculum is one of the ways to overcome educational problems. Teacher formation is essential to combat racism.The boys, especially blacks and browns, have more difficult school trajectories. Is needed na education with an anti-racist focus and sensitive to racial issues.
Palavras-chave: Fracasso escolar
Gênero
Raça
RBEP
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - FE (RG)
Nome do curso: Pedagogia (RG)
Citação: FREITAS, Gabriel Rocha. Educação e desigualdade: a (re)produção do fracasso escolar no ensino básico sob o recorte de gênero e raça. 2021. 141 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19915
Data de publicação: 10-Jun-2021
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