Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19916
Tipo do documento: TCC
Título: Ensino remoto: perspectivas em relação às práticas didáticas na EJA em tempos de pandemia
Título(s) alternativo(s): Remote education: perspectives regarding teaching practices in EJA in times of pandemics
Autor: Oliveira, Jéssyca Aparecida de
Primeiro orientador: Oliveira, Fabiane Lopes de
Primeiro membro da banca: Oliveira, Fabiane Lopes de
Oliveira, Sheila Santos de
Resumo: A educação tem sofrido vários impactos nos seus níveis e modalidades de ensino. Apresentar e compreender os conceitos de modalidades atuais, tais como Ensino Híbrido, Ensino Remoto e EAD, tornou-se essencial para que pudéssemos entender de que forma a pandemia da Covid-19 interfere na educação, a importância da tecnologia para os modelos de ensino atuais, os principais desafios e possibilidades enfrentados pelo professor e alunos no âmbito escolar durante a pandemia, o Ensino Remoto como um risco menor de evasão escolar, a falta de conectividade como um dificultador para o processo de ensino-aprendizagem no Ensino Remoto, a falta de aparelhos para alguns professores e estudantes, a falta de preparação de alguns professores em lidar com as aulas remotas, o uso da internet para a interação entre professor e aluno durante as aulas, se há uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem em relação ás práticas didáticas docentes no ensino Remoto durante a pandemia, as práticas docentes que estão sendo utilizadas pelo professor da EJA durante a Covid-19, a importância de ressignificar as práticas docentes. Definir os conceitos, perspectivas do processo de ensino-aprendizagem, os principais pontos positivos e negativos dessa prática e o papel do professor e do aluno. Para isto, este estudo tem como referência a pesquisa qualitativa, de metodologia exploratória. Elencou-se a base de artigos científicos, Scielo, literatura especifica e Google Acadêmico afiliadas às palavras chaves: Pandemia. Ensino Remoto. EAD. Ensino Híbrido. Práticas Didáticas. EJA.
Abstract: Education has suffered several impacts on its levels and modalities of teaching. Presenting and understanding the concepts of current modalities, such as Hybrid Teaching, Remote Teaching and Distance Learning, became essential for us to understand how the Covid-19 pandemic interferes in education, the importance of technology for current teaching models , the main challenges and possibilities faced by teachers and students in the school environment during the pandemic, Remote Teaching as a lower risk of dropping out of school, the lack of connectivity as a hindrance to the teaching-learning process in Remote Teaching, the lack of devices for some teachers and students, the lack of preparation of some teachers in dealing with remote classes, the use of the internet for interaction between teacher and student during classes, if there is an improvement in the teaching-learning process in relation to practices teaching didactics in Remote Teaching during the pandemic, the teaching practices that are being used by the EJA teacher during Covid-19, the importance of and reframe teaching practices. Define the concepts, perspectives of the teaching-learning process, the main positive and negative points of this practice and the role of the teacher and the student. For this, this study is based on qualitative research, with exploratory methodology. The base of scientific articles, Scielo, specific literature and Academic Google were listed, affiliated to the keywords: Pandemic. Remote Teaching. EAD. Hybrid Teaching. Didactic Practices. ACT.
Palavras-chave: Pandemia
Ensino remoto
EAD
Ensino híbrido
Práticas didáticas
EJA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - FE (RG)
Nome do curso: Pedagogia (RG)
Citação: OLIVEIRA, Jéssyca Aparecida de. Ensino remoto: perspectivas em relação às práticas didáticas na EJA em tempos de pandemia. 2021. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19916
Data de publicação: 7-Jun-2021
Aparece nas coleções:FE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Pedagogia - Jessyca Aparecida de Oliveira - 2021.pdf877,15 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons