Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19917
Tipo do documento: TCC
Título: O papel da escola na desconstrução de preconceitos na educação de adolescentes jovens e adultos
Título(s) alternativo(s): The role of the school in deconstructing prejudices in the education of young adolescents and adults
Autor: Jácome, Geovana Romero
Primeiro orientador: Ribeiro, Miriam Bianca do Amaral
Primeiro membro da banca: Ribeiro, Miriam Bianca do Amaral
Gomide, Cristina Helou
Real, Márcio Penna Corte
Resumo: O tema desse trabalho provem do estudo sobre o papel da escola na desconstrução de preconceitos dentro da Educação de Adolescentes Jovens e Adultos (EAJA). Os autores que fundamentaram a pesquisa foram três, para falar sobre o preconceito e suas origens José Leon Crochik, para falar a respeito do histórico da EAJA a autora Maria Margarida Machado e por final deixamos a discussões sobre a importância das práticas pedagógicas por conta do autor Paulo Freire. O caminho que construímos nesta pesquisa partiu da análise das obras e artigos dos autores relacionados ao tema, realizamos uma pesquisa bibliográfica, com análise das fontes. Como caminho metodológico, a pesquisa bibliográfica foi o passo inicial para o levantamento das informações utilizamos também fontes orais, como relatos de estudantes da EAJA e a Proposta Politica Pedagogica da Escola Municipal Moacir Monclair Brandão localizada em Goiânia (GO).
Abstract: The theme of this work comes from the study on the role of the school in the deconstruction of prejudices within the Education of Adolescents, Youth and Adults (EAJA). The authors that supported the research were three, to talk about prejudice and its origins José Leon Crochik, to talk about the history of EAJA, the author Maria Margarida Machado and finally we leave to discussions about the importance of practices pedagogical by the author Paulo Freire. The path we built in this research starting from the analysis of the works and articles of the authors related to the theme, we carried out a bibliographical research, with analysis of sources. As a methodological path, research bibliographic was the initial step for surveying the information we used also oral sources, such as reports from EAJA students and the Political Proposal Pedagogical at the Moacir Monclair Brandão Municipal School located in Goiânia (GO).
Palavras-chave: Preconceito
EAJA
Prática pedagógica
Emancipação
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - FE (RG)
Nome do curso: Pedagogia (RG)
Citação: JÁCOME, Geovana Romero. O papel da escola na desconstrução de preconceitos na educação de adolescentes jovens e adultos. 2021. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19917
Data de publicação: 7-Jun-2021
Aparece nas coleções:FE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Pedagogia - Geovana Romero Jácome - 2021.pdf371,3 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons