Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19926
Tipo do documento: TCC
Título: A importância da música na educação infantil: estratégias de ensino e aprendizagem
Título(s) alternativo(s): The importance of music in early childhood education: teaching and learning strategies
Autor: Ferreira, Gesiel
Primeiro orientador: Silva, Simei Araújo
Primeiro membro da banca: Silva, Simei Araújo
Paula, Leandro Silva de
Resumo: O presente trabalho objetiva conhecer alguns aspectos históricos da música registrados pela humanidade, bem como demonstrar a importância e eficiência de atividades musicais e interdisciplinares na prática pedagógica da educação infantil. A pesquisa bibliográfica possibilita compreender que as reflexões sobre o papel da música na educação infantil vão muito além do simples entendimento como Arte dos Sons e que está presente no cotidiano das pessoas em todas as fases da vida despertando sentimentos e emoções diversas. Entendemos que a música é um recurso imprescindível no processo ensino-aprendizagem na educação infantil, porque possibilita à criança a descoberta e o encantamento pelo conhecimento de maneira divertida, atrativa e interdisciplinar. No entanto, percebemos, como professor de música, que essa área de conhecimento não é trabalhada no cotidiano da educação infantil por meio de um planejamento, com vistas a abordar os variados tipos de sons, suas tonalidades e na demonstração de instrumentos. Muitas vezes as atividades com a música são trabalhadas sem intencionalidade e de forma aleatória. Certamente, percebemos que falta ao professor uma formação musical para incentivá-lo a desenvolver este trabalho. Do nosso ponto de vista, a música deve assumir o papel de protagonista no cenário pedagógico como recurso didático nas atividades lúdicas como brincadeiras, jogos, regras de convivência, e ainda, enriquece a prática pedagógica como recurso metodológico para se trabalhar nas diversas áreas do conhecimento.
Abstract: The present work aims to know some historical aspects of music recorded by humanity, as well as to demonstrate the importance and efficiency of musical and interdisciplinary activities in the pedagogical practice of early childhood education. Bibliographic research makes it possible to understand that reflections on the role of music in early childhood education go far beyond simple understanding as the Art of Sound and that it is present in the daily lives of people in all stages of life, awakening different feelings and emotions.We understand that music is an essential resource in the teaching-learning process in early childhood education, because it allows children to discover and be enchanted by knowledge in a fun, attractive and interdisciplinary way. However, we realized, as a music teacher, that this area of knowledge is not worked in the daily life of early childhood education through planning, with a view to address the various types of sounds, their tones and the demonstration of instruments. Often activities with music are worked unintentionally and randomly. Certainly, we realize that the teacher lacks musical training to encourage him to develop this work. From our point of view, music should assume the role of protagonist in the pedagogical scenario as a didactic resource in recreational activities such as games, games, rules of coexistence, and it also enriches pedagogical practice as a methodological resource to work in the various areas of knowledge.
Palavras-chave: Música
História
Educação infantil
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - FE (RG)
Nome do curso: Pedagogia (RG)
Citação: FERREIRA, Gesiel. A importância da música na educação infantil: estratégias de ensino e aprendizagem. 2021. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás – Goiânia, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19926
Data de publicação: 1-Jun-2021
Aparece nas coleções:FE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Pedagogia - Gesiel Ferreira - 2021.pdf699,64 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons