Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19927
Tipo do documento: TCC
Título: Programa institucional de bolsas de iniciação à docência e a formação de professores
Autor: Pinheiro Júnior, Wilson Moraes
Primeiro orientador: Moraes, Karine Nunes de
Primeiro membro da banca: Moraes, Karine Nunes de
Alves, Miriam Fábia
Resumo: Este presente trabalho buscou analisar a importância do Pibid na formação profissional do licenciando e os seus efeitos na formação de professores. Para tanto, foi necessário identificar as contribuições e os resultados do Pibid na formação de professores e como ele se articula entre a universidade e a escola de educação básica no período de 2009 a 2017. Além disso, compreender como os projetos colaboram para a interdisciplinaridade e trabalho simultâneo entre escola e universidade para alcançar resultados positivos na formação docente inicial e continuada. Realizamos uma pesquisa de cunho bibliográfico exploratório-qualitativa entendido como a seleção de diferentes autores e leitura do material selecionado. A partir dessas leituras, pudemos analisar, comparar e interpretar as informações sobre os resultados do Pibid na formação de professores. Dessa forma, a pesquisa traz a relevância do programa na formação inicial dos licenciandos, assim como na formação continuada dos professores, uma vez que, ao colocar o licenciando em contato com a escola de educação básica, ele adquire práticas pedagógicas que trarão maior confiança, autonomia e percepção de cooperação entre seus próprios parceiros do programa, assim como os professores já atuantes. Se complementa o fato da escola trazer os professores da educação básica para o ambiente das Instituições de Ensino Superior. Eles tornam-se professores que preparam futuros professores, participantes do Pibid e, ao mesmo tempo, conseguem se atualizar ao utilizar o projeto Pibid para ressignificar as suas práticas em sala de aula, bem como trazerem significativas contribuições para o ensino regular público, já que valoriza o docente, melhora as suas práticas e colabora com um ensino emancipador. Assim, concluímos que o programa Pibid veio para colaborar com o licenciando ao ajudá-lo nas práticas cotidianas da sala de aula, estimular a permanência na profissão depois da graduação, garantir ao licenciando êxito nas práticas pedagógicas ao associar teoria e prática nas aulas e promover o trabalho em conjunto buscando a cooperação e participação de toda comunidade escolar na melhoria do ensino. Ademais, os professores são incentivados a participar de reuniões, seminários, encontros e debates promovidos pelo Pibid dentro das Instituições de Ensino Superior, promovendo a valorização do professor e sua formação ao aproximá-lo da universidade.
Abstract: This current work aimed to analyze the importance of Pibid in the professional formation of graduated students and its effects on the teacher’s education and how it articulates between the university and the basic education school from 2009 to 2017. In addition, to understand how the projects collaborate for the interdisciplinary and simultaneous work between school and university to achieve positive results in the initial and continuing teacher education. We have carried out an exploratory bibliography research understood as a selection of different authors and reading the selected materials. From those readings, we were able to analyze, compare and explain all the information about the results of Pibid in teacher education. Thus, the research shows the relevance of Pibid in the initial and continuous teacher education, as it put the undergraduates in contact with the basic schools, he acquires pedagogical practices that will bring greater confidence, autonomy, and perception of cooperation among his own partners in the program, as well as the teachers already working. It is complemented by the fact that the school brings teachers from basic education into the Higher Education Institutions' environment. They become co-trainers of future teachers, Pibid members, and, at the same time, they can recycle themselves by using the Pibid project to give new meaning to their classroom practices. Therefore, Pibid is a program that brings contributions to regular public education, since it values teachers, improves their practices and collaborates with an emancipating teaching. Thus, we conclude that the Pibid program came to collaborate with undergraduates by helping them in their daily classroom practices, encouraging them to stay in the profession after graduation, guaranteeing the undergraduates success in their pedagogical practices by associating theory and practice in the classroom, and promoting teamwork, seeking the cooperation and participation of the whole school community in the improvement of education. Furthermore, teachers are encouraged to participate in meetings, seminars, and debates promoted by the Pibid within the Higher Education Institutions, promoting the appreciation of teachers and their training by bringing them closer to the university.
Palavras-chave: PIBID
Formação de professores
Universidade e escola
Formação docente
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - FE (RG)
Nome do curso: Pedagogia (RG)
Citação: PINHEIRO JÚNIOR, Wilson Moraes. Programa institucional de bolsas de iniciação à docência e a formação de professores. 2021.49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19927
Data de publicação: 7-Jun-2021
Aparece nas coleções:FE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Pedagogia - Wilson Moraes Pinheiro Júnior - 2021.pdf399,67 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons