Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19932
Tipo do documento: Artigo
Título: Exportação ou consumo: aspectos da televisão brasileira na crise da carne bovina
Título(s) alternativo(s): Exprot or expenditure: aspects of brazilian television in the beef crisis
Autor: Temer, Ana Carolina Rocha Pessoa
Tuzzo, Simone Antoniaci
Resumo: No final de 2019 o brasileiro teve que fazer uma drástica mudança de hábito alimentar com o vertiginoso aumento do preço da carne, item básico no prato tradicional do Brasil. Com isso, programas jornalísticos e de entretenimento passaram a incluir, em sua agenda, informações sobre preços, estratégias de consumo, receitas e demais informações sobre como agir em momento de transformação de consumo. Nesse sentido, este artigo faz uma análise de como esses conteúdos servem de modais – elementos condutores – para a introdução de novos hábitos de consumo/ alimentação. Com essa finalidade, foram analisados telejornais locais do Estado de Goiás– que está inserido em uma região de grande tradição agropecuária; telejornais matinais nacionais e matérias de serviço inseridas em programas de entretenimento voltados predominantemente para o público feminino
Abstract: By the end of 2019, the average Brazilian had to undergo a drastic change in eating habits thanks to the astounding rise in the price of beef, a once basic item in traditionalBrazilian diet. Thus, newscasting and enterntainment programs both started to include in their schedule information regarding price, buying strategies and recipes, as well asinformation about how to act in a period of changing expenditure habits. This article then makes an analysis of the way in which this content serve as a modal – or aconducting element – to the introduction of new expenditure and eating habits. With that goal in mind, newscasting programs from the state of Goias were analyzed– as thatis a state traditionally associated with a history of cattle production, as well as nationwide morning news programs and service-type stories inserted into entertainmentprograms aimed mostly at a female audience.
Palavras-chave: Carne
Brasil
Modal
Telejornal
Televisão
Beef
Brazil
Modal
News casting
Television
País: Brasil
Citação: TEMER, Ana Carolina Rocha Pessôa; TUZZO, Simone Antoniaci. Exportação ou consumo: aspectos da televisão brasileira na crise da carne bovina. Panorama, Goiânia, v. 10, n. 1, p. 31-35, jan./jun. 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.18224/pan.v10i1.8354
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Identificador do documento: 10.18224/pan.v10i1.8354
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19932
Data de publicação: Jun-2020
Aparece nas coleções:FIC - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Ana Carolina Rocha Pessoa Temer - 2020.pdf111,41 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons