Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19934
Tipo do documento: Artigo
Título: Visões da cidade: vandalismo, violência e mobilidade urbana no telejornalismo
Título(s) alternativo(s): Views of the city: vandalism, violence and urban transportation in newscasting
Autor: Temer, Ana Carolina Rocha Pessoa
Tuzzo, Simone Antoniaci
Resumo: Este artigo é resultado de pesquisas continuadas desenvolvidas no Laboratório de Leitura Crítica da Mídia do PPGCOM -UFG. A partir dos conceitos de grotesco, modernidade;e questões sobre a cidade e a mobilidade urbana, apresenta uma análise sobre a cobertura midiática dos episódios de violência direcionada ao transporte, em especial aos incêndios intencionais de ônibusurbanos. A análise inclui um debate sobre as estratégias do telejornalismo na cobertura destas ações, os gêneros e formatos adotados e como eles refletem esta estratégia, mas também aspectos sobre o enquadramento (ou fremes) e o uso de uma estética do grotesco para consolidar a cobertura da violência urbana.Observou-se que as abordagens pontuais do espaço urbano a partir da violência conduzem a um questionamento sobre o Estado, a Cidadania e a Democracia e, de forma indireta, induz a noção da impossibilidade da convivência entre classes e grupos sociais nos espaços urbanos contemporâneos.
Abstract: Este artigo é resultado de pesquisas continuadas desenvolvidas no Laboratório de Leitura Crítica da Mídia do PPGCOM -UFG. A partir dos conceitos de grotesco, modernidade;e questões sobre a cidade e a mobilidade urbana, apresenta uma análise sobre a cobertura midiática dos episódios de violência direcionada ao transporte, em especial aos incêndios intencionais de ônibusurbanos. A análise inclui um debate sobre as estratégias do telejornalismo na cobertura destas ações, os gêneros e formatos adotados e como eles refletem esta estratégia, mas também aspectos sobre o enquadramento (ou fremes) e o uso de uma estética do grotesco para consolidar a cobertura da violência urbana.Observou-se que as abordagens pontuais do espaço urbano a partir da violência conduzem a um questionamento sobre o Estado, a Cidadania e a Democracia e, de forma indireta, induz a noção da impossibilidade da convivência entre classes e grupos sociais nos espaços urbanos contemporâneos.
Palavras-chave: Telejornalismo
Violência
Mobilidade urbana
Teleplay
Violence
Urban mobility
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
Citação: TEMER, Ana Carolina Rocha Pessôa; TUZZO, Simone Antoniaci. Visões da cidade: o vandalismo, a violência e o grotesco no telejornalismo. Tríade: comunicação, cultura e mídia, Sorocaba, v. 7, n. 14, p. 145-162, maio 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.22484/2318-5694.2019v7n14p145-162
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Identificador do documento: 10.22484/2318-5694.2019v7n14p145-162
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19934
Data de publicação: Mai-2019
Aparece nas coleções:FIC - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Ana Carolina Rocha Pessoa Temer - 2019.pdf920,87 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons