Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19953
Tipo do documento: Artigo
Título: Jogos eletrônicos e suas possibilidades educativas
Autor: Azevedo, Victor de Abreu
Pires, Giovani de Lorenzi
Silva, Ana Paula Salles da
Resumo: Este trabalho é um resumo expandido de monografia de conclusão do curso em Educação Física, e que tem como perguntas de partida: como o fenômeno dos jogos eletrônicos (JE’s) é compreendido pelos pesquisadores das áreas da Educação e da Educação Física brasileira? E, a partir dessa questão, quais são as possibilidades educativas dos JE’s percebidas nestas áreas? Como resultado de nossa pesquisa, podemos dizer que os textos analisados têm enfoque amplo sobre o tema, porém pouco aprofundando as diversas questões por eles levantadas. Os autores apontam que os JE’s veiculam diversos valores e podem desenvolver várias habilidades e conhecimentos em seus jogadores, podendo ser utilizados como proposta educativa com a mediação dos professores nas escolas. No entanto, diversas barreiras, como a formação inicial e continuada dos professores que não problematiza os JE’s, e os recursos tecnológicos escassos existentes nas escolas, deverão ser vencidas para a inserção destes jogos como proposta educativa.
Abstract: This work is a expanded summary of monograph of conclusion in the course of Physical Education, and it has as questions of departure: how the phenomenon of the electronic games (JE’s) is understood by the researchers of the areas of the Education and the Physical Education in Brazil? And, from these questions, which are the perceived educative possibilities of our research, we can say that the analyzed texts have ample approach on the subject, however little deepening the diverse questions raised for them. The authors point that the JE’ s propagates diverse values and can develop some abilities and knowledges in its players, being able to be used as educative proposal with the mediation of the teachers in the schools. However, diverse barriers, as the initial and continued formation of the teachers who not problematizes the JE’s, and the scarce existing of technological resources in the schools, will have to be won for the insertion of these games as a educative proposal.
Palavras-chave: Jogos eletrônicos
Electronic games
Educação
Educação Física
Mídia-educação
Education
Physical education
Media-education
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação Física e Dança - FEFD (RG)
Citação: AZEVEDO, Victor de Abreu; PIRES, Giovani de Lorenzi; SILVA, Ana Paula Salles da. Jogos eletrônicos e suas possibilidades educativas. Motrivivência, Florianópolis, n. 28, p. 90-100, jun. 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5007/%25x
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Identificador do documento: 10.5007/%25x
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19953
Data de publicação: Jun-2007
Aparece nas coleções:FEFD - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Victor de Abreu Azevedo - 2007.pdf714,96 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons