Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19972
Tipo do documento: Artigo
Título: Formação de professores de Educação Física a distância: a experiência da Universidade de Brasília
Título(s) alternativo(s): Formación de profesores de educación física a distancia: la experiencia de la Universidad de Brasilia
Formation teacher of physical education a distance: the experience of the University of Brasilia
Autor: Pimentel, Fernanda Cruvinel
Lazzarotti Filho, Ari
Hungaro, Edson Marcelo
Alves, Fernando Mascarenhas
Resumo: Esta investigação constituiu-se em um estudo de caso, descritivo-exploratório, de caráter qualitativo sobre a implementação do curso de Licenciatura em Educação Física (EF) a distância da UnB no contexto do Sistema UAB. Como resultado mapeamos que apesar da potencialidade das novas ferramentas educacionais tecnológicas, o modelo que está colocado para a política do Sistema UAB ainda apresenta muitas lacunas e principalmente falta de seriedade com o trabalho docente. No entanto, apesar do Sistema UAB estabelecer nexos entre a educação a distância (EAD) e o ideário neoliberal, a autonomia das universidades federais vem empreendendo esforços para que seja possível uma formação com qualidade crítica e emancipadora. A Faculdade de EF da Universidade de Brasília, internamente vem buscando organizar o curso, aderir qualidade à gestão, ao projeto político pedagógico e ao processo de ensino e aprendizagem, considerando as especificidades de um curso de EF.
Abstract: This research consisted in a case study, descriptive, exploratory, and qualitative character on the implementation of the Bachelor’s Degree in distance Physical Education (PE) of UNB in the context of the UAB system. As a result we get that despite the potential of new technological educational tools, the model is put to the policy of UAB System still has many gaps and mostly lack of seriousness with teaching. However, despite the UAB system establish links between distance learning (DL) and neo-liberal ideology, the autonomy of public universities has been making efforts for a formation with quality critical and emancipatory. The Faculty of PE of University of Brasilia, internally is trying to organize the course, adhered quality to management, political pedagogical project and the teaching and learning process, considering the specifics of a course of EF.
carácter cualitativo sobre la implementación del curso de Licenciatura en Educación Física (EF) la distancia de la UnB en el contexto del Sistema UAB. Como resultado mapeamos que a pesar de la potencialidad de las nuevas herramientas educativas tecnológicas, el modelo que está colocado hacia la política del Sistema UAB aún presenta muchos huecos y principalmente falta de seriedad con el trabajo docente. Sin embargo, a pesar del Sistema UAB establecer nexos entre la educación la distancia (EAD) y el ideario neoliberal, la autonomía de las universidades federales viene emprendiendo esfuerzos para que sea posible una formación con calidad crítica y emancipadora. La Facultad de EF de la Universidad de Brasilia, internamente viene buscando organizar el curso, adherir calidad a la gestión, al proyecto político pedagógico y al proceso de enseñanza y aprendizaje, considerando las especificidades de un curso de EF.
Palavras-chave: Educação a distância
Distance education
Educación a la distancia
Sistema UAB
Licenciatura em Educação Física
Universidade de Brasília
UAB system
University of Brasilia
Bachelor in Physical Education
Licenciatura en Educación Física
Universidad de Brasilia
Sistema universidad abierta de Brasil
País: Brasil
Unidade acadêmica: Centro de Ensino e Pesquisa aplicada à Educação - CEPAE (RG)
Citação: CRUVINEL, Fernanda Cruvinel; LAZZAROTTI FILHO, Ari; HUNGARO, Edson Marcelo; MASCARENHAS, Fernando. Formação de professores de Educação Física a distância: a experiência da Universidade de Brasília. Motrivivência, Florianópolis, v. 26, n. 43, p. 55-69, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5007/2175-8042.2014v26n43p55
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Identificador do documento: 10.5007/2175-8042.2014v26n43p55
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19972
Data de publicação: 2014
Aparece nas coleções:CEPAE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Fernanda Cruvinel Pimentel - 2014.pdf226,85 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons