Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19972
Tipo do documento: | Artigo |
Título: | Formação de professores de Educação Física a distância: a experiência da Universidade de Brasília |
Título(s) alternativo(s): | Formación de profesores de educación física a distancia: la experiencia de la Universidad de Brasilia Formation teacher of physical education a distance: the experience of the University of Brasilia |
Autor: | Pimentel, Fernanda Cruvinel Lazzarotti Filho, Ari Hungaro, Edson Marcelo Alves, Fernando Mascarenhas |
Resumo: | Esta investigação constituiu-se em um estudo de caso, descritivo-exploratório, de caráter qualitativo sobre a implementação do curso de Licenciatura em Educação Física (EF) a distância da UnB no contexto do Sistema UAB. Como resultado mapeamos que apesar da potencialidade das novas ferramentas educacionais tecnológicas, o modelo que está colocado para a política do Sistema UAB ainda apresenta muitas lacunas e principalmente falta de seriedade com o trabalho docente. No entanto, apesar do Sistema UAB estabelecer nexos entre a educação a distância (EAD) e o ideário neoliberal, a autonomia das universidades federais vem empreendendo esforços para que seja possível uma formação com qualidade crítica e emancipadora. A Faculdade de EF da Universidade de Brasília, internamente vem buscando organizar o curso, aderir qualidade à gestão, ao projeto político pedagógico e ao processo de ensino e aprendizagem, considerando as especificidades de um curso de EF. |
Abstract: | This research consisted in a case study, descriptive, exploratory, and qualitative character
on the implementation of the Bachelor’s Degree in distance Physical Education (PE)
of UNB in the context of the UAB system. As a result we get that despite the potential
of new technological educational tools, the model is put to the policy of UAB System
still has many gaps and mostly lack of seriousness with teaching. However, despite the
UAB system establish links between distance learning (DL) and neo-liberal ideology,
the autonomy of public universities has been making efforts for a formation with quality
critical and emancipatory. The Faculty of PE of University of Brasilia, internally is trying
to organize the course, adhered quality to management, political pedagogical project
and the teaching and learning process, considering the specifics of a course of EF. carácter cualitativo sobre la implementación del curso de Licenciatura en Educación Física (EF) la distancia de la UnB en el contexto del Sistema UAB. Como resultado mapeamos que a pesar de la potencialidad de las nuevas herramientas educativas tecnológicas, el modelo que está colocado hacia la política del Sistema UAB aún presenta muchos huecos y principalmente falta de seriedad con el trabajo docente. Sin embargo, a pesar del Sistema UAB establecer nexos entre la educación la distancia (EAD) y el ideario neoliberal, la autonomía de las universidades federales viene emprendiendo esfuerzos para que sea posible una formación con calidad crítica y emancipadora. La Facultad de EF de la Universidad de Brasilia, internamente viene buscando organizar el curso, adherir calidad a la gestión, al proyecto político pedagógico y al proceso de enseñanza y aprendizaje, considerando las especificidades de un curso de EF. |
Palavras-chave: | Educação a distância Distance education Educación a la distancia Sistema UAB Licenciatura em Educação Física Universidade de Brasília UAB system University of Brasilia Bachelor in Physical Education Licenciatura en Educación Física Universidad de Brasilia Sistema universidad abierta de Brasil |
País: | Brasil |
Unidade acadêmica: | Centro de Ensino e Pesquisa aplicada à Educação - CEPAE (RG) |
Citação: | CRUVINEL, Fernanda Cruvinel; LAZZAROTTI FILHO, Ari; HUNGARO, Edson Marcelo; MASCARENHAS, Fernando. Formação de professores de Educação Física a distância: a experiência da Universidade de Brasília. Motrivivência, Florianópolis, v. 26, n. 43, p. 55-69, 2014. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Identificador do documento: | 10.5007/2175-8042.2014v26n43p55 |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
Identificador do documento: | 10.5007/2175-8042.2014v26n43p55 |
URI: | http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19972 |
Data de publicação: | 2014 |
Aparece nas coleções: | CEPAE - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo - Fernanda Cruvinel Pimentel - 2014.pdf | 226,85 kB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons