Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19975
Tipo do documento: Artigo
Título: Perscrutando diários de aulas e produzindo narrativas sobre a disciplina estágio supervisionado de um curso de licenciatura em Matemática
Título(s) alternativo(s): Peering into class diaries and writing narratives about the teaching internship course in a preparation of Mathematics teachers program
Autor: Gonçalves Junior, Marcos Antonio
Carvalho, Dione Lucchesi de
Resumo: De 2008 a 2010, recebi alunos de um curso de licenciatura, que cursavam o Estágio Supervisionado II, em minhas aulas de Matemática, supervisionando-os e orientando-os em seu Trabalho Final de Curso. Tal processo instigante levou-me a desenvolver com eles um trabalho conjunto, olhando nossas aulas numa perspectiva de investigação-ação e colaboração. Assim, juntos, escrevemos um diário de aula descritivo e reflexivo sobre as aulas observadas e lecionadas. Pretendo, então, discutir modos de perscrutar os escritos diários de modo a avaliar como eles contribuem para a perspectiva colaborativa vivenciada durante o estágio, como também situar os aspectos metodológicos do trabalho de estágio e da pesquisa sobre ele. Dentre outros aspectos, procuro mostrar como, ao narrar os acontecimentos no diário, vivenciamos os sofrimentos do outro e comungamos a responsabilidade de educar matematicamente os alunos. Nesse processo, aspectos da identidade do futuro professor de Matemática vão se constituindo com as tensões da prática.
Abstract: Between 2008 to 2010, I received in my math classes prospective mathematics teachers whom were attending the Teaching Internship II, a course in preparation for a mathematics teachers program. As their classroom mentor teacher, I also was their Final Duty director. Working together with those student teachers, we approached a perspective of action research and collaboration in our teaching practice. Thus, we write a descriptive and reflective class diary, regarding to the observed and lectured classes. My intention is to discuss methods for peering the diary notes, so that, I can evaluate how this can contribute for the collaborative perspective experienced during the internship, as well as situate the methodological aspects of the teaching internship work and the research over it. Furthermore, in narrating the diary situations, I try to demonstrate how we experienced the difficulties of each other and how we share the responsibility for the mathematics education of the students. In this process, the identity aspects of the prospective mathematics teachers are constituted with the tensions of the practice.
Palavras-chave: Formação de professores de Matemática Estágio Supervisionado. Trabalho Colaborativo
Preparation of Mathematics teachers
Pesquisa narrativa
Investigação–ação
Teaching internship
Narrative inquiry
Collaborative work
Action research
País: Brasil
Unidade acadêmica: Centro de Ensino e Pesquisa aplicada à Educação - CEPAE (RG)
Citação: GONÇALVES JÚNIOR, Marcos Antonio; CARVALHO, Dione Lucchesi de. Perscrutando diários de aulas e produzindo narrativas sobre a disciplina estágio supervisionado de um curso de licenciatura em Matemática. Bolema: boletim de educação matemática, Rio Claro, v. 28, n. 49, p. 777-798, ago. 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.1590/1980-4415v28n49a16
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Identificador do documento: 10.1590/1980-4415v28n49a16
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19975
Data de publicação: Ago-2014
Aparece nas coleções:CEPAE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Marcos Antonio Goncalves Junior - 2014.pdf365,71 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons